5 Sentidos

Rita Maria regressa para concerto ao vivo

None
Foto DR

A cantora de jazz Rita Maria, que inaugurou oficialmente o Scat em Junho de 2012, é a convidada do EcoTrio para a actuação deste sábado no Qasbah Music Club & Restaurant, localizado no passeio marítimo do Lido. O concerto tem início pelas 21h30.

O EcoTrio é um projecto de jazz madeirense formado por Juliana Mendonça no contrabaixo, Alexandre Andrade no trompete e Filipe Freitas na guitarra. Apresenta-se nesta ocasião reforçado por uma das vozes do jazz nacional. Rita Maria viaja entre improvisação do jazz e o fado, que descobriu mais recentemente, assim como pelo experimentalismo, world music e rock.

Em 2012 a cantora era apresentada então como um dos novos valores do panorama jazzístico português, reconhecida como “a voz” pelo músico Carlos Bica. Entretanto afirmou-se e hoje Rita Maria é referida pela organização como “uma figura omnipresente da cena jazz portuguesa”.

O caminho traçado tem sido “rico e extenso, afirmando-se com firmeza no panorama da musical nacional”. Além de Lisboa e Porto, a sua vida e carreira fez-se nos Estados Unidos e Equador, cruzando palco com inúmeros artistas, como o referido Carlos Bica, Filipe Raposo, Afonso Pais, Lars Arens, Afonso Pais, Mário Laginha e Sara Serpa, entre outros. Mais recentemente a música levou-a à Suécia, a um novo projecto.

“Cresci a ouvir música clássica, rock progressivo e música brasileira, na adolescência tinha uma avidez pelas sonoridades exóticas de outras culturas, comecei muito cedo a explorar o potencial da improvisação e foi por meio dessa busca que me apaixonei pela liberdade do jazz”, escreveu recentemente numa crónica.

Em termos de formação, a artista estudou Canto Lírico no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, passou para o jazz na Escola de Jazz do Barreiro, tendo seguido nesta área na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) e na Berklee College of Music, em Boston, como aluna bolseira.

‘Artista do Ano’ nos Prémios RTP/Festa do Jazz 2018, é a voz da Banda Stockholm Lisboa Project e da banda Saga Cega. Actualmente desenvolve um projecto com pianista e compositor Filipe Raposo, com quem já lançou o primeiro disco ‘Live in Oslo’, em 2018, e lançará, está previsto para em final deste ano, o primeiro de um conjunto a que deu o nome ‘The Art of Song’. O priemeiro número chama-se ‘The Art of Song vol.1: When Baroque Meets Jazz’. Os outros serão dedicados a outros géneros.

Com o pianista Luís Figueiredo e o contrabaixista Mário Franco, Rita Maria tem ainda o trio Círculo. A solo deverá lançar um disco no próximo ano, revelou ao Jornal Público.

Neste regresso à Madeira vai apresentar um conjunto de standards, que vai revisitar num estilo próprio.

Antes, já amanhã, o Qasbah tem outro programa, um Sunset ‘By the Sea’ com Mário Rey, pelas 20h30.

Fechar Menu