Madeira

15 fotos de um 15 de Agosto penalizado pela covid-19

A missa solene em louvor da Senhora do Monte, este sábado, levou poucos à Igreja do Monte, que se preparou para salvaguardar o distanciamento social, tanto no interior, como nas redondezas.

None Ver Galeria
Rui Silva/ASPRESS

O Bispo do Funchal acredita que a fé ainda move os fiéis em tempo de pandemia e essa foi a razão para hoje a Igreja do Monte ter enchido, ainda que com distanciamento entre fieis,  para a celebração eucarística de Nossa Senhora do Monte. D. Nuno Brás diz que “não esperaria outra coisa”.

Madeira sem mortes por covid-19 é “sinal” da Senhora do Monte

A vida está “desamparada e frágil perante um inimigo invisível e traiçoeiro”, diz D. Nuno Brás, no texto da homilia que a Diocese enviou para os meios de comunicação social

Referiu ainda: “Precisamos de nos adaptar às situações”, como esta pandemia que tem alterado as celebrações religiosas.

“Precisamos de nos adaptar às situações”, diz D. Nuno Brás

O Bispo do Funchal, que hoje celebra a Eucaristia em honra de Nossa Senhora do Monte, não tem dúvidas em afirmar que é graças à “intervenção de Nossa Senhora” que a Madeira não regista nenhuma morte por Covid-19, assim como ao trabalho dos técnicos e médicos que tudo fazem para salvar vidas.

Na cerimónia estiveram membros do Governo Regional, da Câmara Municipal do Funchal, da Junta de Freguesia do Monte, entre ouras entidades regionais. 

O presidente do Governo Regional Miguel Albuquerque referiu que esta sempre foi uma festa essencialmente religiosa e continua a ser uma grande manifestação de fé: “As circunstâncias alteraram-se, mas as pessoas continuam a manifestar a sua devoção a Nossa Senhora do Monte, que é a nossa padroeira”, disse o governante, salientando que é preciso “agradecer pelo facto de termos a situação controlada”, no que diz respeito à pandemia, mas também “ter fé e esperança no futuro”.

“As pessoas continuam a manifestar devoção à Senhora do Monte”

A declaração é de Miguel Albuquerque, líder do Governo Regional que foi agradecer o facto de a Madeira ter a “situação controlada” no que diz respeito à pandemia

Já o presidente da Câmara Municipal do Funchal salientou a necessidade de adaptar as comemorações de forma a salvaguardar a saúde pública dos cidadãos, mantendo as celebrações de fé e devoção, uma vez que “são parte integrante da identidade da nossa cidade e da alma do nosso povo, o que nos cabe a todos preservar".

Festa do Monte é "parte integrante da identidade da nossa cidade"

Miguel Silva Gouveia voltou a cumprir a tradição e marcou presença na Eucaristia de Nossa Senhora do Monte

Fechar Menu