>
Mundo

Inglaterra reabre 'pubs' e restaurantes em desconfinamento controverso

A reabertura de 'pubs' e restaurantes iniciada hoje em Inglaterra é o maior levantamento de medidas de confinamento no país nos últimos três meses, mas envolto em controvérsia devido aos elevados números de covid-19 ainda registados no país.

Na sexta-feira morreram 137 pessoas no Reino Unido, vítimas do novo coronavírus, a maioria das quais em Inglaterra, elevando o total de óbitos para 44.131, o número mais elevado em toda a Europa e que fica apenas atrás dos Estados Unidos e do Brasil a nível mundial.

Ainda assim, o primeiro-ministro, Boris Johnson, garante que a decisão de aligeirar as medidas de confinamento tem por base provas científicas e que as pessoas estão "consideravelmente menos dispostas a manterem-se demasiado próximas".

Noutros países, a reabertura de bares e restaurantes tem sido considerada responsável por um novo aumento do número de infeções pelo novo coronavírus.

Além do setor hoteleiro, voltam a poder ser celebrados casamentos e reabrem os cinemas e os cabeleireiros, embora sujeitos, em todos os casos, a regras de segurança e distanciamento social.

As quatro nações constituintes do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) estão a levantar as medidas de confinamento em ritmos distintos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 522 mil mortos e infetou mais de 10,92 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.598 pessoas das 43.156 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Fechar Menu