Desporto

Governo autoriza retoma competitiva das modalidades de pavilhão

Conselho de Ministros adianta que as competições ainda serão sem público nas 'bancadas'

Foto ASPRESS
Foto ASPRESS

"Abrem as actividades desportivas que ainda estavam encerradas e definem-se regras específicas para as actividades físicas e desportivas -- a prática de actividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, pode ser realizada sem público",

O Governo aprovou hoje a abertura das atividades desportivas que ainda estavam encerradas, em consequência das restrições impostas devido à pandemia de covid-19, confirmando a retoma competitiva das modalidades coletivas de pavilhão, sem a presença de público.

"Abrem as atividades desportivas que ainda estavam encerradas e definem-se regras específicas para as atividades físicas e desportivas -- a prática de atividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, pode ser realizada sem público", resume o comunicado do Conselho de Ministros.

A resolução tomada durante a reunião de hoje vai ao encontro das expectativas manifestadas na semana passada pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que se tinha mostrado confiante no regresso à competição das modalidades coletivas de pavilhão já em agosto.

O desconfinamento total do setor estará dependente do cumprimento de regras sanitárias que serão definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), tal como aconteceu com a retoma da atividade desportiva ao ar livre e das competições de modalidades individuais.

As competições nacionais das principais modalidades de pavilhão - andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol - foram canceladas em 29 de abril, numa decisão drástica motivada pela pandemia de covid-19, que foi anunciada pelas quatro federações num comunicado conjunto.

O cancelamento deixou sem campeões ou equipas despromovidas os campeonatos daquelas modalidades de pavilhão - que estavam suspensos desde 11 e 12 de março -, seguindo o desfecho decidido pela Federação Portuguesa de Futebol para o futsal, em 08 de abril.

As quatro federações têm mantido contactos com a DGS e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, com vista à aprovação de um protocolo - elaborado conjuntamente por presidentes, diretores técnicos e médicos federativos - para a retoma das competições, à semelhança do que aconteceu com o futebol.

A conclusão da I Liga e a realização da final da Taça de Portugal de futebol, que se vai disputar no sábado entre o Benfica e o FC Porto, foram as únicas exceções ao impedimento generalizado da conclusão das competições da época 2019/20, decidido pelo Governo no âmbito do plano de desconfinamento.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 667 mil mortos e infetou mais de 17 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.727 pessoas das 50.868 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Fechar Menu