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Madeira

Comercialização de vinho generoso 'Madeira' sofre quebra significativa

Comparativamente ao período homólogo, registaram-se decréscimos que evidenciam os efeitos da situação pandémica

Os dados provenientes do IVBAM - Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, divulgados esta terça-feira, pela Direcção Regional de Estatística (DREM),  mostram que a comercialização de vinho generoso 'Madeira' rondou os 614 mil litros no 2.º trimestre de 2020, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 2,8 milhões de euros.

Todavia, comparativamente ao período homólogo, "registaram-se decréscimos de 26,1% na quantidade e de 40,8% no valor, evidenciando os efeitos da situação pandémica", revela o IVBAM.

No que toca às exportações para os países da União Europeia, em termos homólogos, "registaram um ligeiro aumento de 0,4% em volume, mas diminuíram 9,9% em valor, enquanto as exportações para países terceiros tiveram quebras acentuadas, de 32,5% em quantidade e 40,2% em receitas de primeira venda".

De acordo com a mesma fonte, "o 2.º trimestre de 2020 foi especialmente penalizador para as vendas de vinho Madeira realizadas no conjunto do território nacional":caíram tanto em volume (-83,7%) como em valor (-87,5%).

De sublinhar que a diminuição nas vendas no mercado regional foi ainda superior (-85,9% em volume e ‑89,6% em valor), "reflectindo a afluência muito reduzida de turistas no trimestre de referência".

Comparativamente à informação do 1.º semestre de 2020, observa-se que "tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas negativas de 15,3% e 18,5% respectivamente".

Não obstante, esta diminuição nas quantidades "foi transversal a todos os mercados: o extracomunitário recuou 16,7%, o comunitário 2,9% e o nacional 49,9%", ressalva o IVBAM.

Quanto ao valor de primeira venda, "registaram-se igualmente decréscimos em todos os mercados: no extracomunitário (-11,5%), no intracomunitário (-7,6%) e no nacional (-46,7%)".

Nos primeiros seis meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2019, destacam-se ainda: "as quebras nas vendas para a Holanda (-80,1% nas quantidades e -71,4% em valor), Canadá (-67,9% nas quantidades e -60,4% em valor) e para o mercado dinamarquês (-35,5% nas quantidades e -22,8% em valor)".

Em sentido contrário, destacam-se: "os aumentos nas vendas para os mercados da Suécia (+80,3% em quantidade e +56,9% em valor), da China (+37,9% nas quantidades e +90,4% em valor) e da Alemanha (+30,3% nas quantidades e +28,6% em valor). Refira-se que, no mercado continental, a quantidade comercializada diminuiu 56,7% e o valor de primeira venda recuou 56,4%".

Ainda relativamente ao 1.º semestre do ano, de refira-se que "nos dois mercados externos que geraram maior retorno financeiro nas vendas de Vinho Madeira – França e EUA – as variações foram de +1,2% e de -32,8%, respectivamente".

"Os montantes transaccionados de vinho 'Madeira' nestes mercados foram de 1 389 milhares de euros no primeiro caso e de 848 milhares de euros no segundo. Por sua vez, as vendas no mercado regional caíram 48,1% em volume e 44,4% em valor", conclui o relatório.

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