>
Mundo

Suspeito de incêndio na catedral de Nantes fica em prisão preventiva

None
Foto Arquivo

Um homem foi indiciado e colocado em prisão preventiva na noite de sábado, na sequência da investigação aberta após o incêndio na catedral de Nantes (oeste de França), em 18 de julho, informou hoje o Ministério Público francês.

O homem, que era voluntário na diocese, foi acusado de "destruição e danos provocados pelo fogo e colocado em prisão preventiva pelo juiz", disse o procurador Pierre Sennès, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O suspeito, de 39 anos, já tinha sido questionado pela Polícia em 18 de julho, tendo sido libertado um dia depois.

Em causa estava o facto de o voluntário da diocese ter sido responsável por fechar a catedral na noite de 17 de julho, um dia antes de o incêndio deflagrar.

Nessa altura, os investigadores tinham querido ouvir o homem de origem ruandesa sobre as condições de encerramento da catedral de Saint-Pierre-et-Saint-Paul, tendo o homem então negado as acusações.

O voluntário, que participava nas missas como acólito, "veio refugiar-se em França há alguns anos", disse na altura à AFP o padre Hubert Champenois, reitor da catedral de Nantes.

"Os desenvolvimentos na investigação [...] levaram à detenção desta mesma pessoa hoje [sábado], dia 25 de julho de 2020 [...], e à sua colocação sob custódia policial", informou o procurador.

"Os primeiros resultados comunicados pelo laboratório central da Polícia de Paris levam a privilegiar a pista de crime", indicou a mesma fonte.

O fogo, com "três pontos de fogo separados" dentro da catedral, um na zona do órgão e outros dois na nave, destruiu o órgão da catedral gótica, além de vitrais e quadros.

A catedral já tinha sido alvo de um incêndio em 1972, tendo os trabalhados de recuperação terminado em 1985.

Pouco mais de um ano após o trauma do incêndio de Notre-Dame de Paris, o primeiro-ministro, Jean Castex, acompanhado pelos ministros da Administração Interna, Gérald Darmanin, e da Cultura, Roselyne Bachelot, prestou homenagem "à dedicação e grande profissionalismo" da centena de bombeiros mobilizados para combater o fogo.

Fechar Menu