>
Madeira

Bispo do Funchal já fez nomeações e opera mudanças nas paróquias

Decreto divulgado há pouco confirma saída do Cónego Manuel Martins da paróquia de Machico, tal como foi avançado na edição impressa de hoje do DIÁRIO

None

No âmbito da periódica reorganização da diocese do Funchal, o bispo D. Nuno Brás, por meio de decreto divulgado hoje, procedeu a algumas alterações nas paróquias da Região.

A primeira, e que tinha aliás já sido avançada na edição impressa de hoje do DIÁRIO é a saída do Cónego Manuel Martins da paróquia de Machico para a paróquia de São Martinho e a sua nomeação como Ecónomo Diocesano e Vigário Episcopal para o Património, cargo até agora detido pelo Cónego Carlos Duarte Lino Nunes. Manuel Martins é nomeado para um mandato de cinco anos “com todas as obrigações e direitos que lhe competem, devendo fazer promessa de cumprir com fidelidade o ofício e de guardar segredo dentro dos limites determinados pelo Direito”.

No decreto hoje divulgado, o Cónego Manuel Gonçalves dos Ramos é nomeado pároco de Machico (em substituição de Manuel Martins) e o Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues é nomeado pároco de Santo Amaro, sendo dispensado de Vigário Paroquial da Sé, mantendo porém o ofício Mestre Capela da Catedral, com a responsabilidade da Música Sacra em toda a Diocese.

Outra das nomeações sonantes do bispo é a do Cónego Marcos Fernandes Gonçalves, também responsável pelo gabinete de informação da diocese, que transita de São Martinho para a Sé, substituindo por sua vez o Cónego Vítor dos Reis Franco Gomes que é nomeado pároco de Santa Cruz.

O Padre Marco Augusto Barros de Abreu, é nomeado pároco da Vitória (Santa Rita), sendo dispensado do oficio de Vigário Paroquial da Boa-Nova e Bom Sucesso, mantendo o Oficio de capelão das Forças Armadas e de Segurança.

Já o Padre António Paulo de Ponte Sousa vai assumir a paróquia da Assomada e Achada de Gaula e o Padre João Humberto de Vasconcelos Mendonça passará a pároco dos Canhas e Carvalhal.

O Padre Rui Daniel Fernandes da Silva é nomeado pároco do Garachico, acumulando com os anteriores ofícios e o Padre Marcos Paulo de Abreu Pinto, assume a paróquia de Câmara de Lobos, acumulando também com o anterior ofício.

O Padre Duarte Filipe Andrade Gomes é nomeado pároco das paróquias de Ponta Delgada, Boaventura e Fajã do Penedo, o Padre Élio Freitas Gomes, ‘ruma’ à paróquia do Caniçal e o Padre Paulo Sérgio Cunha Silva é nomeado pároco de Santa Cecília, todos eles sendo dispensados dos anteriores ofício.

D. Nuno Brás nomeou ainda o Padre Fernando Rodrigues Alves Gonçalves, de acordo com o Superior Provincial da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, como Administrador Paroquial da Paróquia dos Romeiros, no Arciprestado do Funchal. O Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas foi nomeado Vigário paroquial do Carmo e Câmara de Lobos e o Padre Manuel Jorge Fernandes Neves, foi nomeado Capelão das Irmãs clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade e da Comunidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias do Lar Vila de Nossa Senhora da Assunção (Palacete), sendo dispensado do anterior ofício.

O decreto determina ainda as dispensas do Cónego Agostinho Rafael Carvalho do ofício de pároco de Santa Cruz e do Padre José Vieira Pereira, do ofício de pároco do Caniçal.

“Estes sacerdotes conservam as faculdades canónicas próprias dos ofícios que desempenham até à tomada de posse dos seus sucessores”, salienta o documento.

D. Nuno refere ainda no decreto as dificuldades causadas pela falta de novos sacerdotes e sublinha que “a Igreja Diocesana não pode deixar de agradecer o serviço prestado pelos sacerdotes que, por motivo de idade, abandonam o serviço paroquial, mantendo, no entanto, a sua disponibilidade para colaborar na acção pastoral”.

Fechar Menu