>
Madeira

Faleceu Helena Jardim

Universidade da Madeira lamenta morte da Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde

None

“É com enorme pesar que a Universidade da Madeira participa o falecimento da Doutora Maria Helena de Agrela Gonçalves Jardim, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira”, publica a UMa na sua página de Internet, recordando o percurso académico da docente.

Nascida no Funchal, em 1952, Maria Helena exerceu a sua actividade docente e de investigação na área de Enfermagem. Leccionou em vários ciclos de estudos e esteve ligada à formação de enfermeiros e à orientação de dissertações. Fez o doutoramento em ‘Desenvolvimento e Intervenção Psicológica’ na Universidade de Extremadura – Espanha (2002).

Foi membro de várias associações profissionais e científicas, participou na organização de congressos nacionais e internacionais, bem como de vários projetos de investigação na sua área científica principal e em áreas afins.

Foi membro do Conselho Geral da Universidade da Madeira (2009-2017) e Directora da Escola Superior de Enfermagem da Madeira (1996-1999). Depois da integração desta Instituição na Universidade da Madeira, foi Presidente da então dominada Escola Superior de Enfermagem (2007-2014).

Da sua actividade de investigação científica, resultou a publicação de vários livros e capítulos de livros, bem como de dezenas de artigos em revistas com arbitragem científica.

“O falecimento da Professora Maria Helena Jardim deixa-nos profundamente consternados e faz-nos recordar toda a sua dedicação à Universidade da Madeira, através dos projetos que abraçou, e da gestão e organização dos recursos adstritos à Escola de que foi presidente”, adianta a nota da UMa.

À família enlutada, o DIÁRIO endereça sentidas condolências.

Fechar Menu