>
Coronavírus Mundo

Europa ultrapassa barreira dos três milhões de infectados

None
Foto EPA

A Europa ultrapassou hoje a barreira dos três milhões de casos de covid-19, quando a progressão da epidemia é preocupante, sobretudo no continente americano, mas também na Ásia ou Austrália, forçando muitos países a endurecerem medidas sanitárias.

Segundo dados oficiais recolhidos pela agência noticiosa francesa AFP, no total, 627.307 pessoas morreram da covid-19 em todo o mundo devido a cerca de 15 milhões de infeções pelo novo coronavírus.

É no continente americano, particularmente no Sul, que a situação permanece mais preocupante, já que o limiar de quatro milhões de casos de contaminação foi ultrapassado na América Latina e nas Caraíbas, onde só o Brasil tem mais de 2,2 milhões de casos.

Na Europa, os eurodeputados ameaçaram hoje não aprovar o acordo orçamental de longo prazo da UE encontrado pelos 27 "se não forem encontradas evoluções na pandemia", já que atualmente são contabilizados oficialmente 3.007.088 casos da covid-19 e 206.714 mortes.

Numa resolução apoiada pela maioria dos grupos políticos e adotada hoje, os eurodeputados contestaram o orçamento europeu, dotado com 1,074 mil milhões "na sua forma atual", deplorando os cortes planeados.

Contudo, isso não põe em causa o plano de recuperação sem precedentes, no valor de 750 mil milhões de euros, adotado na terça-feira pelos 27 para fazer face à pandemia, para o qual a aprovação do parlamento não é necessária.

Em Portugal, morreram 1.705 pessoas das 49.379 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu