>
Madeira

Governo garante que sistema de testagem está a correr muito bem

Miguel Albuquerque salienta que desde 1 de Julho quase 20 mil passageiros chegaram à Madeira, quase metade com teste feito na origem

Foto Helder Santos/Aspress
Foto Helder Santos/Aspress

O Governo Regional da Madeira está satisfeito com o sistema de testagem implementado no Aeroporto, bem como em várias unidades certificadas no continente - Lisboa, Coimbra e, desde ontem, no Porto -, tendo já ultrapassado os 10 mil testes realizados na zona de chegadas desde o dia 1 de Julho. De um total de quase 20 mil passageiros desembarcados nestes 22 dias da reabertura da Madeira e do Porto Santo ao mundo.

O presidente do Executivo regional visitou ao final da manhã uma nova unidade, o hotel Vila Baleira Funchal, que é um investimento de 13 milhões de euros do grupo hoteleiro sedeado no Porto Santo, tendo salientado o optimismo em que as coisas, gradualmente vão voltar à normalidade.

Miguel Albuquerque lembrou que a reabertura dos dois aeroportos está a decorrer com muita segurança à volta da questão dos testes, feito na origem ou realizados na Madeira. Denotando que a maior parte dos passageiros que chegaram à Madeira realizaram testes na origem, os números destacam-se, nomeadamente o investimento "muito grande em logística, recursos humanos e material" para o sistema de testagem. "Até agora tem-se revelado um sucesso, é preciso dizê-lo, com reconhecimento por parte dos clientes, dos operadores, dos hoteleiros e de todos os agentes turísticos".

O segundo objectivo que toda a operação de crescimento do turismo, frisa, tem de ser articulada com a reabertura gradual da oferta em consonância com a procura. Destacou que o mercado alemão reagiu melhor do que o previsto, enquanto o britânico a expectativa é que o governo do Reino Unido reverta a decisão de exigir quarentena aos passageiros que regressem de Portugal como um todo, nomeadamente distinguindo as regiões como a Madeira cuja realidade perante a pandemia da covid-19 difere muito do que se passa no continente.

Até ontem tinham desembarcado na Madeira 19.232 passageiros a bordo de 196 voos e tendo sido realizados na Madeira 10.091 testes, significando que perto de 50% já traziam o teste realizado na origem do seu voo. Significa também que a média é de quase 100 passageiros por voo.

Fechar Menu