>

Pintor João Silvino João

Provavelmente as obras de pintura mais vistas e apreciadas na Ilha da Madeira não estão nos museus, mas nas igrejas e muitas delas são do artista madeirense João Silvino João, possuidor de qualidades artísticas singulares, nascido em 1909 e falecido, prematuramente, em 1971.

Suas obras de arte sacra podem ser admiradas em quase todas as igrejas da Madeira, porém são mais visitadas na igreja da Vila de São Vicente e esperamos que, no futuro, o sejam também na Igreja da Fajã da Ovelha, ora em processo de restauro e onde o artista trabalhou por cerca de cinco anos.

As obras do artista não se restringem à pintura dos painéis religiosos, mas incluem frequentemente toda a decoração ornamental, a pintura das esculturas sacras e o desenho original dos ornatos e demais peças de entalhe em madeira dourada.

O pintor foi aluno dos prestigiados artistas Alfredo Miguéis e Henrique Franco de Sousa e as suas habilidades técnicas incluíam, dentre outras, o restauro de pintura antiga. Nessa condição de restaurador trabalhou durante vários anos para as Galerias da Madeira, do falecido empresário João Wetzler.

Os trabalhos do artista encomendados pelas igrejas da Madeira representam cenas e personagens religiosos, feitos com virtuosidade à maneira da grande arte sacra do passado. O pintor realizou também diversas obras originais de caráter moderno, concomitantemente, às obras religiosas, ora dispersas em sua maioria.

Esta manifestação informativa tem como motivações a proximidade do 111º aniversário de nascimento do artista (12.10.1909) e a importância de se dar conhecimento da sua existência à população, no âmbito das ações de recuperação e preservação do patrimônio artístico madeirense.

Dionísio João

Fechar Menu