>
Coronavírus Mundo

Vacina da covid-19 desenvolvida em Oxford apresenta resultados promissores

O projecto experimental de vacina começou a ser testado em Abril, em cerca de mil pessoas; os primeiros resultados revelam que é "segura" e activa resposta imunitária

None
Foto Shutterstock

Os primeiros resultados dos testes clínicos, divulgados esta segunda feira pela revista 'The Lancet', revelam que a vacina para a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford é “segura”, tem poucos efeitos secundários e induz resposta imunitária.

Os testes em humanos começaram a ser realizados em Abril e envolveram cerca de mil voluntários, entre os 18 e os 55 anos.

De acordo com a publicação científica, o projecto de vacina gera anticorpos e células-T, um tipo de glóbulos brancos do sangue, que podem enfrentar o novo coronavírus.

Os testes mostraram que os efeitos secundários perigosos para quem toma a vacina são limitados (70% das pessoas que participaram que no estudo terem sentido febre ou dores de cabeça) e podem ser aliviados com paracetamol.

No entanto, ainda falta demonstrar que essa resposta imunitária combinada basta para evitar a infecção.

Segundo a BBC, a vacina tem o nome técnico de ChAdOx1 nCoV-19 e é feita de um vírus geneticamente modificado, que provoca uma constipação em chimpanzés. As alterações genéticas fazem com que o vírus não infere humanos e que "se pareça" com o coronavírus da covid-19, para que o sistema imunitário aprenda a atacar o SARS CoV-2.

Fechar Menu