>
Madeira

JPP propõe voto de louvor pelos Fachos de Machico

None

O Juntos pelo Povo (JPP) deu entrada hoje, dia 20 de Julho, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a um voto de louvor “à Tradição dos Fachos em Machico”, escolhida para representar a Região no concurso televisivo que pretende escolher as “Sete Maravilhas da Cultura Popular” de Portugal.

Além dos Fachos, estavam a concurso o Bailinho Madeira, Bordado Madeira, Bonecas de Massa, Noite do Mercado do Funchal, Casas Típicas de Santana e Tapetes Florais.

Para o JPP a "singular Tradição Machiquense dos Fachos, escolhida como finalista de um concurso televisivo", mas é "muito mais que isso, um testemunho cultural que persiste na sua singularidade e na rica História que a acompanha e que merece bem o reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade".

"Não atender a esta profunda realidade é não entender às raízes profundas desta tradição do povo machiquense", sublinha o partido.

Leia na íntegra o documento submetido pelo JPP: 

Sobre a tradição dos Fachos

A tradição dos fachos é uma prática comunitária única na Madeira que faz parte da cultura popular da freguesia de Machico. Esta tradição - que inicialmente era um sistema de alarme contra piratas e corsários que regularmente “visitavam” a ilha durante o século XVI - está associada à Festa do Santíssimo Sacramento que ocorre, no último fim de semana de Agosto.

No sábado, véspera daquela Festa, os fachos iluminam as vertentes do Vale de Machico, num espectáculo de fogo que materializa ícones religiosos como a custódia, as cruzes, o cálice, os peixes, os barcos (caravelas e a traineira) e outros objectos mutáveis no tempo, associados aos hábitos e costumes machiquenses.

No passado, estas formas figurativas eram (re)construídas com varas de madeira. Actualmente, esta prática ritual foi substituída por estruturas metálicas que permanecem inalteráveis ano após ano. Esta mudança favorece o trabalho voluntário, havendo apenas que criar um perímetro de segurança em torno do facho, por forma, a evitar possíveis focos de incêndio em mato.
Os fachos são feitos com o recurso a materiais como: arame, pregos, óleo queimado e bolas de algodão (desperdício). 

Fechar Menu