>
Madeira

Que tal fazer um piquenique na sua ‘Hora da Boa Vida’?

A Madeira possui 7 parques florestais e 23 áreas de lazer onde pode desfrutar da Natureza e passar uma tarde de Verão descontraída

None
Foto Shutterstock

Com o calor a apertar torna-se muitas vezes difícil evitar os aglomerados nas praias. Na rubrica ‘Hora da Boa Vida’ de hoje sugerimos-lhe uma alternativa: fazer um piquenique num dos vários espaços verdes que a Região tem para oferecer.

Parques Florestais

A Madeira possui sete locais de usufruto público designados por parques florestais. São locais dotados de diversas infra-estruturas de recreio e lazer, muito procurados, quer pelos residentes quer pelos turistas.

  • Parque Florestal Do Chão Dos Louros

O Parque Florestal do Chão dos Louros, localizado no concelho de São Vicente, insere-se num espaço privilegiado, em pleno coração da Floresta Laurissilva, consagrada como Património Mundial Natural sob a égide da UNESCO, desde Dezembro de 1999.

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários e lareiras, o parque dispõe também de zonas relvadas e de um percurso pedestre PR 22 Vereda do Chão dos Louros.

Tem boa acessibilidade, através da Estrada Regional n.º 104, que desce da Encumeada para São Vicente.

  • Parque Florestal Das Feiteiras

O Chão das Feiteiras situa-se num dos locais mais procurados pela população madeirense – a zona do Poiso.

Esta zona insere-se no Perímetro Florestal do Poiso, e devido à sua orografia, onde podemos visualizar um extenso chão, proporcionam condições que permitam o pastoreio de um rebanho de ovinos organizado e conduzido.

O parque possui várias zonas apropriadas para a realização de merendas com os equipamentos apropriados tais como conjuntos de mesas e bancos, fontanários, lareiras e zonas para a colocação do próprio fogareiro.

  • Parque Florestal Do Montado Do Pereiro

O Parque Florestal do Montado do Pereiro insere-se no Perímetro Florestal do Poiso, zona abrangida administrativamente pela freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz.

Caracteriza-se por uma grande biodiversidade que, juntamente com as condições amenas do clima em determinadas épocas do ano tornam o espaço extremamente aprazível e com uma vocação eminentemente de uso múltiplo sob o ponto de vista social.

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras o parque dispõe também de um parque de campismo, de campos de futebol e um campo de mini golfe.

Horário: aberto nos dias úteis das 9-17 horas; fins-de-semana das 9-18 horas (horário de Inverno) e das 9-19 horas (horário de Verão).

  • Parque Florestal Do Pico Das Pedras

O Parque Florestal do Pico das Pedras localiza-se estrategicamente junto à estrada regional E.R. 218, que faz a ligação entre a cidade de Santana e o planalto da Achada do Teixeira, de onde podemos aceder ao pico mais alto da Ilha da Madeira, o Pico Ruivo (1862m).

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras e WC, o parque dispõe também de ligação ao Parque Florestal das Queimadas através do percurso pedestre Um caminho para Todos Queimadas-Pico das Pedras.

De destacar a existência do viveiro florestal do Pico das Pedras onde se produz grande parte das espécies indígenas e exóticas utilizadas na reflorestação das serras da Madeira, pelo que também é interessante a visita a este local.

  • Parque Florestal Das Queimadas

Neste parque florestal, localizado no concelho de Santana, pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira – Floresta Laurissilva.

Face às condições ímpares que se verificam no Parque Florestal das Queimadas, quer pela grande qualidade ambiental e paisagística, pela grande riqueza em biodiversidade, quer pela possibilidade de efetuar percursos pedestres (PR 9 - Levada do Caldeirão Verde; Um caminho para todos-Queimadas-Pico das Pedras), este é um dos locais com maior afluência de visitantes (turistas e residentes).

Aqui, também se encontra a casa de abrigo das Queimadas, casa essa que mantém as características originais das antigas casas de Santana, apresentando um bonito telhado de colmo e que foi reconvertida num espaço visitável designado como “Casa das Tradições Madeirenses”.

  • Parque Florestal Do Ribeiro Frio

Neste Parque Florestal – também no concelho de Santana – está localizado o Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde se encontram os viveiros de trutas arco, cujo objetivo visa a produção de trutas para o repovoamento das linhas de águas da Ilha da Madeira.

Em 2019, este Posto Aquícola foi alvo de obras de requalificação através do programa Madeira 14-20. A partir de maio de 2020, a entrada passará a custar 1 euro por pessoa.

Os percursos pedestres PR 10 Levada do Furado (Ribeiro Frio – Portela) e PR 11 Vereda dos Balcões (Ribeiro Frio – Balcões) têm o seu inicio no Ribeiro Frio.

  • Parque Florestal Dos Salões

O Parque Florestal dos Salões, estrategicamente localizado no centro da cidade de Porto Santo, integra uma área verde urbana de uso público, cujas características paisagísticas e ambientais, potenciam a sua atractividade.

O parque dispõe de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras.

Áreas de Recreio e Lazer

Para além destes locais, existem 23 áreas de lazer distribuídas pelas ilhas da Madeira e Porto Santo que permitem aos visitantes a prática destas e de outras actividades de lazer em contacto directo com a natureza.

Consulte o documento para saber as comodidades (estacionamento, WC, fogareiros, etc.) que cada uma delas oferece.

Veja ainda o mapa para conhecer a localização dos diversos parques florestais e áreas de lazer da Região Autónoma da Madeira.

Fechar Menu