>
Artigos

Tiros de pólvora seca

1 - No passado dia 1 de julho, Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, o senhor Ex-Presidente do Governo, Dr. Alberto João Jardim, interrogado pelos jornalistas, teceu alguns comentários às intervenções políticas que tinham acontecido na Sessão Solene de Comemoração do Dia da Região. Nada de relevante se não tivesse o Dr. Alberto João, numa atitude de desrespeito pelos partidos políticos da oposição (como sempre o fez) comparado o trabalho do partido do JPP com o trabalho realizado pela Conferência de S. Vicente de Paulo, através de palavras e expressões com uma conotação nitidamente negativa e sentido pejorativo.

Em relação ao partido e mais concretamente à minha pessoa, que fiz a intervenção, as expressões ofensivas não são levadas a sério ou em consideração porque estamos habituados a esta postura antidemocrática da pessoa em questão. Mas no que diz respeito ao trabalho da conferência de S. Vicente de Paulo, que faz um excelente trabalho em prol dos mais desfavorecidos, em parceria com o Banco Alimentar e outras instituições, o Sr. Dr. Alberto João Jardim deveria pensar nas palavras por si proferidas e pedir desculpa aos responsáveis de tal instituição e principalmente às pessoas que recebem ajuda da Conferência S. Vicente de Paulo.

A verdade é que, se existem pobres que precisam do apoio desta conferência, é por causa das politicas de 44 anos de governação PSD que não resolveram o problema da pobreza na região, logo o Sr. Dr. Alberto João - enquanto presidente do governo durante décadas - acaba por ser um dos responsáveis pela existência de pobreza e fome na Região Autónoma da Madeira, que agora com a pandemia tende a agravar-se.

2 - Relativamente às afirmações de que Santa Cruz estagnou, não evoluiu, são afirmações que demonstram que o Sr. Dr. Alberto João Jardim quando passa por este concelho apenas circula na Via Rápida e por isso fala sem conhecimento de causa!

Deve o Sr. Dr. Alberto João solicitar aos seus “assessores” e militantes do seu partido, informações mais precisas e mais recentes sobre Santa Cruz para que os seus conhecimentos sejam atualizados. Porque, pelas suas palavras, está a referir-se à estagnação que aconteceu ao Concelho de Santa Cruz até ao ano 2013, ano que findou a governação do PSD neste concelho. Nessa altura é que Santa Cruz não podia evoluir, não poderia existir investimento público, porque o que haviam eram dívidas! Milhões de euros de dívida! Como é do conhecimento público, a governação PSD no Concelho de Santa Cruz levou a Câmara Municipal à falência, pelo que não poderia haver desenvolvimento e por isso o concelho estagnou!

Com a chegada do JPP à liderança da Câmara Municipal de Santa Cruz e das 5 freguesias deste concelho, aos poucos surgiu desenvolvimento, ao mesmo tempo que se começou a reduzir a dívida deixada pelo PSD. Surgiram novos investimentos públicos e privados, e hoje Santa Cruz é um dos concelhos mais procurados e visitados, tanto por madeirenses e porto-santenses como por turistas. O desenvolvimento deste concelho está à vista de todos e só não vê quem não quer ver!

3 - Relativamente ao facto do JPP pautar-se por uma matriz social - pelas palavras do Dr. Alberto João, nota-se que é algo que muito o perturba e inquieta – faz com que este projeto politico repudie e não corrobore com atitudes e opções politicas governativas que favoreçam grupos e interesses económicos em detrimento do bem comum, que se oculte mais de 6 mil milhões de euros de dívida, daqueles que a terão de pagar por via de um Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF) “assinado de cruz”, e que se tente passar uma mensagem de que no campo da governação corre tudo às mil maravilhas, quando na realidade em setores importantes como a Saúde, a Educação e o setor Económico, os problemas acumulam-se e vão sendo adiados por falta de soluções e estratégias!

Em síntese, as palavras proferidas pelo do Dr. Alberto João à minha intervenção na Sessão Solene do Dia da Região, apenas vêm provar a atitude pouco democrática e a falta de respeito e consideração que o PSD tem para com os partidos da oposição! Aconselha-se, por isso, uma reflexão interna porque na política não vale tudo e mais uma vez foram “tiros de pólvora seca”.

Fechar Menu