>
Madeira

Santa Cruz alarga programa de acesso gratuito ao medicamento a mais famílias

A Reunião do executivo aprovou ainda uma alteração ao Fundo Social de Emergência e a atribuição da medalha de mérito municipal à professora Júlia Caré

A Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou, hoje, por unanimidade, alargar o programa de acesso gratuito ao medicamento a mais 31 famílias. O vereador Jaime Silva salientou que estas foram candidaturas apresentadas no decorrer da pandemia Covid-19 por parte de agregados familiares que viram a sua situação laboral e financeira alterada. Estas 31 famílias vão dar origem a novo protocolo com a Associação Dignitude para acesso ao cartão ABEM.

Na reunião de hoje a autarquia aprovou, ainda, uma alteração ao regulamento do Fundo Social de Emergência, no sentido de habilitar a edilidade a ter uma maior e mais célere capacidade de resposta na ajuda social em situações de catástrofe, calamidade ou pandemia.

Aprovada foi também a entrega da medalha de mérito municipal à Professora Júlia Caré, que acaba de se aposentar como professora do ensino Secundário.

A proposta, apresentada pelo vereador Arlindo Rodrigues, sublinha a circunstância de terem passado pelas mãos desta professora “várias gerações, pais, filhos e até netos, vários programas curriculares das disciplinas de Inglês e Alemão, como também, vários projetos educativos com diferentes experiências pedagógicas e diversas participações em clubes e projetos nas escolas onde lecionou.”

A proposta realça que Júlia Caré fez sempre do ensino a sua batalha “na defesa intransigente dos direitos daqueles que abraçaram a profissão de professor”. Foi Presidente do Sindicato de Professores da Madeira durante alguns anos. “Para si, ser professora era uma vocação incessante na busca por novas aprendizagens e de novas experiências. As aulas eram muito mais que os programas curriculares, as aulas eram a vida, os exemplos do nosso dia a dia, as alegrias e tristezas do nosso quotidiano, eram a luz e o caminho para novas e melhoras condições de vida, numa participação cívica incessante”, refere a Autarquia.

Júlio Caré também assumiu vários cargos políticos autárquicos, é hoje presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, foi deputada à Assembleia da República. Defensora e ativista dos direitos humanos, foi nomeada Conselheira Municipal para a Igualdade a 2 de fevereiro de 2018, cargo que aceitou de bom grado e desde então não tem parado.

“Agarrou esta missão com visão, atitude, sabedoria e experiência, sendo uma peça fundamental para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre Mulheres e Homens no Concelho de Santa Cruz”, salienta a proposta.

Fechar Menu