>
5 Sentidos

Isabel Santa Clara encerra iniciativa cultural ‘em viagem’ comentada

None Ver Galeria

Termina hoje a iniciativa cultural ‘em viagem’, organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura. A série em vídeo, dedicada às obras dos artistas plásticos que participaram na exposição ‘em viagem’ comentada, encerra com a obra de Emanuel Sousa ‘Voyage to Neptune’, acrílico e carvão sobre tela, comentada por Isabel Santa Clara.

Esta iniciativa do Governo Regional teve início a 11 de Junho, com publicação diária, em todas as plataformas digitais, incluindo o canal ‘Cultura Madeira’, criado para o efeito. 

Emanuel Sousa nasceu no Funchal, em 1977, vive e trabalha em Londres.

Frequentou o Instituto de Arte e Design da Universidade da Madeira, e posteriormente a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Utiliza como meios de expressão principais a Pintura e a Escultura.

Isabel Santa Clara, licenciada em pintura pela Academia de Música e Belas Artes da Madeira, em 1975, onde iniciou a actividade docente. Leccionou depois no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e na Universidade da Madeira disciplinas das áreas de artes plásticas, de história da arte e de estudos interartes.

A sua tese de doutoramento, em 2004, incidiu sobre a pintura maneirista na ilha da Madeira. A investigação desenvolvida nestas áreas tem sido divulgada através de comunicações em colóquios, textos em obras colectivas e periódicos, e programas televisivos.

Foi responsável pela curadoria e elaboração de textos para catálogos de numerosas exposições de arte contemporânea, entre as quais se destacam Horizonte móvel - Artes Plásticas na Madeira 1960-2008, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Paralelamente-Amândio de Sousa e Jorge Pinheiro, em 2016, e Alvoro, de António Barros, em 2017, no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

É colaboradora do ARTIS (Centro de Investigação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e do CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira). Como artista plástica expõe desde 1973 pintura, desenho e instalação.

Fechar Menu