>
País

Morreu antigo director de Arte do DN Lisboa

José Maria Ribeirinho tinha 68 anos

José Maria Ribeirinho, que foi director de arte do DN entre 1992 e 2004, sendo o responsável pela renovação da imagem do jornal durante esse período, morreu esta quarta-feira aos 68 anos.

Segundo a edição on-line do jornal José Maria Roumier Ribeirinho Pereira - conhecido como José Maria Ribeirinho no mundo do design - recebeu em 2012 recebeu o Prémio de Carreira do IADE - Instituto de Design, Tecnologia e Comunicação, onde fez a sua formação inicial ainda nos anos de 1970. Chegou ali com vontade de ser arquitecto mas acabou por se render ao design gráfico. "Um jornal é visto para ser lido e visto", dizia. Tinha 68 anos.

Sob a direcção de Ribeirinho, o DN ganhou vários prémios de design, quer para as primeiras páginas, quer para o design de algumas páginas e infografias.

"O José Maria Ribeirinho é um nome fortemente ligado à história do DN, sobretudo na época do Mário Bettencourt Resendes como diretor, e sem qualquer esforço recordo primeiras páginas por ele idealizadas que foram extraordinárias, como a de homenagem a Timor, a dedicada ao Nobel para Saramago ou a do 11 de Setembro", recorda o atual diretor interino do DN, Leonídio Paulo Ferreira. "No caso da de Timor, que, como outras, tínhamos afixadas em tamanho gigante na parede da redação ainda no edifício da avenida da Liberdade, era tão simbólica que quando o Paulo Baldaia era diretor do jornal e aconteceu a tragédia de Pedrógão serviu-nos de inspiração a uma primeira página em branco com um título mínimo a preto."

Fechar Menu