>
Coronavírus Madeira

Passageiros dão nota positiva ao primeiro dia de testes no Aeroporto da Madeira

Dos 284 passageiros que desembarcaram esta manhã no Aeroporto da Madeira em dois voos provenientes de Lisboa e Porto, 156 tiveram que fazer teste à chegada, no primeiro dia de vigência do novo sistema de controlo de entrada de pessoas na Região no âmbito da pandemia de Covid-19. Os restantes 128 passageiros foram dispensados do procedimento e seguiram na ‘linha verde’, seja por trazerem consigo o resultado de um teste realizado nas últimas 72 horas ou por reunirem condições de excepção (por exemplo, crianças).

A primeira avaliação ao novo sistema de controlo foi positiva, tanto por parte das autoridades como por parte dos passageiros, que foram brindados com algumas ofertas (flores, rebuçados de funcho, bananas e máscaras) por parte dos serviços da Secretaria do Turismo. A chegada simultânea de dois voos, logo após as 09h00, levou à formação de uma fila com algumas dezenas de pessoas na ‘linha azul’ (passageiros que iam ser sujeitos a teste no Aeroporto). As últimas pessoas tiveram de esperar cerca de uma hora na fila, mas ainda assim deram nota positiva ao procedimento.

“Até agora as situações foram pacíficas. É natural que possa haver pessoas mais ou menos satisfeitas, mas as pessoas têm de perceber que as regras actuais é que quem entrar na Região tem que ter teste”, referiu o presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Herberto Jesus, que acompanhou o desembarque e encaminhamento dos passageiros.

Ao novo sistema de controlo de passageiros estão vinculados mais de 200 profissionais de diferentes serviços, não só do IASAÚDE como também do SESARAM e da Associação de Promoção da Madeira. Em permanência devem estar no Aeroporto entre 60 a 70 profissionais. “Isto é pioneiro. O Aeroporto da Madeira é o único lugar em que se faz assim com esta megaestrutura. Isto é um esforço muito grande da Região para garantir a segurança de quem reside e de quem nos visita”, adiantou Herberto Jesus.

Fechar Menu