>
Dia da Região Madeira

Assimetrias persistem

PORDATA retrata a Região que hoje festeja a Autonomia

Ver Galeria

Desequilíbrios entre o Norte e o Sul constam dos 10 pormenores destacados

Em pleno Dia da Região Autónoma da Madeira, Pordata, projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, dá a conhecer um conjunto de indicadores, que permitem explorar e conhecer melhor as duas ilhas.

Sabia que:

1.    Em 2019, o município mais populoso - Funchal - tinha 44 vezes mais residentes que o menos populoso - Porto Moniz?

2.    De 2001 a 2019, todos os municípios envelheceram? E que apenas em dois dos 11 municípios - Santa Cruz e Câmara de Lobos - o número de jovens é superior ao número de pessoas com 65 ou mais anos? E que em Porto Moniz, Santana e São Vicente, o número de idosos já é mais do dobro do número de jovens?

3.   Em 1998, ¼ da população não tinha qualquer nível de escolaridade? E que, apesar do aumento geral da escolaridade nas últimas décadas, em 2019, quase duas em cada três pessoas com 15 e mais anos tem, no máximo, o 9º ano de escolaridade?

4.     Os docentes do ensino superior são menos envelhecidos que a média do país? Em Portugal, os docentes com 50 ou mais anos são o dobro dos docentes com idade máxima de 39 anos, ao passo que na R. A. da Madeira por cada 100 docentes com, no máximo, 39 anos existem 142 professores com pelo menos 50 anos.

5.    Dos nove hospitais da Madeira, seis são privados? E todos estão no município do Funchal?

6.    Em 2019, apenas as empresas do Funchal e Porto Moniz destacam-se por terem tido exportações de bens superiores às importações?

7.     As quatro maiores empresas da Madeira concentram 11% do volume de negócios das empresas da região. Os municípios mais dependentes são a Calheta – dois terços do volume de negócios é gerado pelas 4 maiores empresas do concelho – e Machico (45%)?

8.      Em 2018, quase um em cada quatro alojamentos turísticos do país está localizado na Madeira?

9.      A Madeira equivale a cerca de 1% do território nacional e aí reside 2,5% da população do país?

10.  Nas últimas eleições regionais de 2019 a taxa de abstenção foi de 44,5%? E que em São Vicente quase um em cada dois eleitores absteve-se?

Pode ainda consultar a publicação Retrato da Madeira (editado em 2019), de acesso gratuito, disponível em versão ebook ou para download. A versão ebook permite o acesso directo aos dados estatísticos publicados na base de dados Pordata e a toda a meta-informação respectiva. 

Fechar Menu