>
País

Número de testes não está “depurado de repetições”

Foto Lusa
Foto Lusa

O número de testes à covid-19 realizados em Portugal não está “depurado de repetições”, explicou hoje a ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia de covid-19, hoje sem boletim actualizado devido a uma falha no sistema de informações, Marta Temido especificou que o número de testes é “global”, abrangendo “não só os testes de novos casos, mas os testes de repetição de doentes curados ou até de verificação de casos positivos”.

A ministra da Saúde frisou, porém, que “o número de testes não tem parado de aumentar”, tendo sido realizados, desde 1 de Março, 908.291 testes de diagnóstico, dos quais 8,8% em Março, 38% em Abril, 46% em Maio e 6,6% nos primeiros cinco dias do mês corrente.

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo, a que mais preocupa as autoridades sanitárias nesta altura, “situa-se agora na ordem dos 14 mil testes”, concretizou a ministra, querendo com isso demonstrar “o aumento da estratégia de testagem”.

Portugal contabiliza pelo menos 1.465 mortos associados à covid-19, em 33.969 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgado na sexta-feira.

Fechar Menu