>
Mundo

Pelo menos 10 mortos em naufrágio no Norte de Moçambique

Foto Reuters
Foto Reuters

Pelo menos 10 pessoas morreram na sequência do naufrágio de uma embarcação na madrugada de hoje nas proximidades de Chuiba, no litoral da capital provincial de Cabo Delgado, norte de Moçambique, disse à Lusa fonte da administração local.

O naufrágio ocorreu por volta das 01 horas (00 horas em Lisboa) e a embarcação, à vela, saía de Nacala, na província de Nampula, para Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, afirmou Amisse Quipinde, secretário do bairro de Chuiba.

Segundo a mesma fonte, além das 10 vítimas mortais, duas crianças e oito mulheres, seguiam na embarcação, pelo menos, mais 35 pessoas, que conseguiram sobreviver nadando até à margem da praia de Chuiba.

“Os corpos das vítimas foram encontrados flutuando na praia de Chuiba pela manhã”, descreveu o secretário do bairro, acrescentando que não se sabe ao certo quantas pessoas seguiam na embarcação.

Os primeiros relatos indicavam que se tratava de um grupo de deslocados devido aos ataques armados em Cabo Delgado, mas o secretário do bairro de Chuiba tem dúvidas sobre essa informação, tendo em conta que o grupo saía de um ponto sem registos de casos de violência armada.

A Lusa contactou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Cabo Delgado, Augusto Guta, que prometeu um pronunciamento sobre o incidente para quinta-feira.

Cabo Delgado, província onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural, está sob ataque desde Outubro de 2017, por insurgentes classificados desde o início do ano pelas autoridades moçambicanas e internacionais como uma ameaça terrorista.

Em dois anos e meio de conflito, estima-se que já tenham morrido, no mínimo, 600 pessoas e que cerca de 200 mil já tenham sido afectadas, sendo obrigadas a refugiar-se em lugares mais seguros, perdendo casa, hortas e outros bens.

Fechar Menu