>
País

Açores registam novo positivo na Terceira, depois de dez dias sem casos

As 581 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas revelaram hoje um novo caso positivo de covid-19 na ilha Terceira, depois de dez dias sem casos, informou a Autoridade de Saúde Regional.

Segundo adianta o comunicado enviado hoje pela autoridade competente, o caso de covid-19 hoje detetado na ilha Terceira diz respeito a um homem de 24 anos, não residente nos Açores, “que desembarcou sexta-feira, 19 de junho, na região, proveniente de ligação aérea com o território continental”.

O homem em causa “apresenta situação clínica estável” e encontra-se num alojamento local.

A Autoridade de Saúde Regional adianta, ainda, que este homem viajava com outras três pessoas, que testaram negativo para o novo coronavírus, mas que vão cumprir quarentena.

A situação está a ser acompanhada pela Delegação de Saúde Concelhia, que mantém também a vigilância dos contactos próximos.

Os Açores têm, assim, um caso ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, tendo registado, desde o início do surto, 148 casos positivos.

Do total de casos detetados no arquipélago, 130 recuperaram, 16 pessoas morreram e uma - um militar que chegou aos Açores e teve teste positivo - voltou ao continente.

Este último caso tinha sido detetado no dia 10 de junho, depois de 23 dias consecutivos sem qualquer registo de novas infeções na região.

A pandemia de covid-19 já provocou cerca de 460 mil mortos e infetou mais de 8,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.528 pessoas das 38.841 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Fechar Menu