>
Mundo

Mais 26 casos em Cabo Verde elevam total para 849

Cabo Verde registou hoje mais 26 casos de infeção pelo novo coronavírus, quase todos na cidade da Praia, elevando o total acumulado em todo o país para 849, segundo o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que o laboratório de virologia da Praia analisou 152 amostras, referentes ao dia 18 de junho, e 25 deram resultado positivo para o mesmo concelho.

O outro caso positivo foi registado pelo Hospital Santa Rita Vieira, em Santa Catarina, referente a este mesmo concelho da ilha de Santiago.

O laboratório da capital cabo-verdiana conta ainda com sete amostras pendentes e foram realizados dois exames de controlo de doentes em seguimento nos concelhos Santa Cruz e da Praia cujos resultados se mantiveram positivos, ainda segundo a tutela da Saúde.

Na mesma nota, o Ministério da Saúde referiu que dois dos doentes com infeção ativa estão em estado grave.

Cabo Verde contabiliza um total acumulado de 849 casos, desde 19 de março, nas ilhas de Santiago (704), Sal (72), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).

Do total, registaram-se ainda sete mortes, dois doentes foram transferidos para os seus países e 388 foram dados como recuperados e há 452 casos ativos em isolamento hospitalar.

Em África, há 7.395 mortos confirmados em mais de 275 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (1.664 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.492 casos e 15 mortos), Cabo Verde (849 casos e sete mortos), São Tomé e Príncipe (683 casos e 12 mortos), Moçambique (662 casos e quatro mortos) e Angola (166 infetados e oito mortos).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infetou mais de 8,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu