>
Desporto

Marítimo entrou “bem” e “com personalidade no jogo”, diz José Gomes

“[Triunfo] Muito importante. Entrámos bem no jogo, com personalidade. Em vários momentos, excessivamente baixos a defender e, depois, quando os extremos do Gil atrasavam a bola para os laterais, demorávamos muito tempo a sair a pressionar os laterais do Gil”, começou por declarar à Lusa treinador do Marítimo, após o o jogo Marítimo-Gil Vicente (2-1), da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje no Estádio do Marítimo.

José Gomes afirmou que na primeira parte do jogo, o Marítimo esteve “melhor” do que o Gil Vicente, acabando por dar a volta ao resultado: “Nestes momentos em que vamos para o jogo focados e à procura dos três pontos, levar com um golo é difícil em termos anímicos. A equipa reagiu muito bem e acabou justamente a primeira parte a vencer 2-1. Entrámos na segunda parte com o posicionamento melhor, mais rigoroso, a pressionar mais rapidamente os laterais adversários e à procura do terceiro golo, que podia ter acontecido, pelo menos, em dois momentos”, continuou, acrescentando: “Depois, o jogo está sem situações de perigo e não me lembro de situações de perigo do Gil Vicente na segunda parte. Há o lance em que resulta o penálti. Não sei se é ou não. Vamos admitir que é. Para dar justiça ao que se passou aqui hoje, o Charles defendeu o penálti.

Já tivemos jogos em que jogámos muitíssimo melhor, em que criámos muito mais oportunidades, em que construímos muito mais e que merecíamos ter vencido e não vencemos. O futebol é isto. A equipa foi pragmática, soube defender e não podemos criticar os meus jogadores por terem defendido de forma acérrima como fizeram os três pontos. Três pontos importantíssimos para a vida do nosso clube e estamos de parabéns pela forma séria e combativa como encarámos este desafio.”

Já para Vítor Oliveira, treinador do Gil Vicente, uma derrota é sempre um desfecho negativo:“O resultado é o que é, uma derrota. Para o Gil ou para quem seja, é sempre um mau resultado. Penso que, na primeira parte, fomos melhores do que o Marítimo. O resultado foi-nos adverso por uma falha nossa no segundo golo. O Marítimo teve uma boa reação a seguir ao golo [do Gil Vicente], teve 10 minutos em que esteve por cima, mas, depois, voltámos a estar por cima. Na segunda parte, o jogo começou muito dividido. O Marítimo teve duas boas situações para ampliar para 3-1, o que poderia resolver o jogo, mas penso que, na última meia hora, o Gil esteve sempre com o controlo do jogo, nem sempre com a melhor qualidade. Falhámos duas, três boas situações. Trabalhámos muito, mas nem sempre jogámos com o discernimento que precisávamos para finalizar.

Foi um jogo difícil. As vitórias são sempre justas, são de quem marca mais golos. Parabéns ao Marítimo e nós vamos continuar em frente. Sabemos que precisamos de pontos, acho que vamos conseguir esses pontos e temos condições para conseguirmos esses pontos e mantermos o Gil Vicente na I Liga.

Quem controla o tempo de jogo são os árbitros, que podem melhorar nas reposições de bola em jogo, nas faltas, no tempo perdido em assistências e substituições. Os árbitros são as únicas pessoas que podem melhorar isso e vou fazer um apelo aos árbitros que estejam mais atentos a essa situação, porque o que se passou aqui hoje foi notoriamente vergonhoso. Falo porque pode acontecer a todas as equipas e não a equipas específicas.

Estamos a assistir a uma retoma com jogos muitos fracos, por várias vezes e, se não formos todos ajudar para que isto melhore, isto cada vez piora e acabamos por ter uma parte final do campeonato lamentável, com maus jogos e daqueles que, apesar das pessoas verem em casa, perdem um pouco o gosto de ver”, concluiu.

Fechar Menu