>
Mundo

UE retoma hoje negociações para novo acordo comercial com países ACP

A União Europeia (UE) retomou hoje as negociações políticas de alto nível para um novo acordo comercial com a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), anteriormente designada como ACP, suspensas devido à pandemia de covid-19.

De acordo com a informação hoje divulgada pela Comissão Europeia, “a UE e a OEACP retomaram hoje as conversações ao mais alto nível político, as primeiras desde o início da pandemia, com o objetivo de fazer avançar as conversações e concluir um novo acordo pós-Cotonu”, designação do anterior protocolo comercial, que deveria ter caducado em fevereiro passado, mas cujo prazo foi alargado até final do ano.

A participar nestas discussões está a comissária europeia responsável pelas Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, e o negociador-chefe da OEACP, o ministro de Relações Exteriores, Cooperação e Integração Africana do Togo, Robert Dussey, que devido à pandemia de covid-19 se reunirão a partir de hoje por videoconferência.

O objetivo é “chegar a um acordo o mais rapidamente possível”, segundo Bruxelas.

O Acordo de Cotonu, que rege as relações entre a UE e os países da OEACP, deveria ter caducado a 29 de fevereiro passado, mas devido ao surto e às restrições adotadas, viu o seu prazo prorrogado até final de dezembro deste ano.

Pretende-se agora que as negociações para um novo acordo comercial e político, que foram iniciadas em setembro de 2018 à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, inclua parcerias regionais específicas, centradas nas necessidades de cada região, além de consolidarem os laços políticos estreitos entre a UE e os países da OEACP na cena mundial.

Em conjunto, os países da OEACP e a UE representam mais de 1,5 mil milhões de pessoas.

Esta organização, anteriormente conhecida como grupo dos Estados ACP, passou oficialmente a designar-se como OEACP em abril passado.

Fechar Menu