>
País

SPO alerta para consultas de oftalmologia com profissionais sem formação médica

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia diz que os técnicos de optometria não são médicos oftalmologistas.

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O regresso, ainda que com restrições, de alguma actividade económica motiva preocupação por parte da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) que alerta a população para “cuidados reforçados com as idas a quem se intitula especialista”, mas que não tem a competência dos oftalmologistas.

Fernando Falcão Reis, presidente da SPO, confirma que os médicos oftalmologistas estão “disponíveis para proceder a uma consulta não presencial e, se necessário, sugerir uma observação médica prioritária”. Um apoio que se afigura como “especialmente importante”, numa altura em que os profissionais de optometria reiniciam a actividade, explorando a “confusão entre médicos oftalmologistas e técnicos de optometria”.

De acordo com o especialista, a confusão é fomentada pelo “ilusório cumprimento de normas e procedimentos emanados pela Ordem dos Médicos, cujo alcance os técnicos de optometria são incapazes de compreender por falta de formação médica”, o que significa que os médicos oftalmologistas são “os únicos” em Portugal, que “podem legalmente prestar cuidados no âmbito da saúde ocular”.

Para a população que necessita de cuidados médicos, os especialistas estão disponíveis através da COESO – a nova rede de Consultórios de Especialistas de Oftalmologia da Sociedade. Para aceder a consultas, é necessário descarregar a App COESO na Apple Store ou no Google ou entrar em contacto através da linha de apoio 800 300 350.

Fechar Menu