>
Mundo

Teerão anuncia 68 novas mortes e considera situação “estável”

Foto EPA/ABEDIN TAHERKENAREH
Foto EPA/ABEDIN TAHERKENAREH

O Irão considerou hoje que a situação relativa à propagação do novo coronavírus está “relativamente estável” no país, anunciando 68 novas mortes e mais de 1.000 novas infeções pelo quarto dia consecutivo.

Desde o aparecimento em meados de fevereiro dos primeiros casos de contágio da covid-19, o Irão é de longe o país mais afetado pela pandemia no Médio Oriente.

Nas últimas 24 horas houve o registo de 68 mortos ligadas à doença, fazendo aumentar o número de mortos no país para 6.486, anunciou o porta-voz do Ministério da Saúde, Kianuche Jahanpur, na sua conferência de imprensa diária pela televisão.

Indicou igualmente que no mesmo período de tempo tinham sido registados 1.485 novos casos, quando o país já ultrapassou os 100.000 infetados.

“Mais de 986 (dos recém-contagiados) apresentam sintomas ligeiros ou moderados ou são doentes de ambulatório ou familiares de infetados”, precisou.

Desde segunda-feira que o número de novas infeções tem sido superior a 1.000 por dia. A 3 de maio este número tinha descido para 802, o seu nível mais baixo desde 10 de março.

A situação está “relativamente estável”, considerou Jahanpur.

Os números do Governo são considerados muito subestimados por alguns especialistas estrangeiros, mas também por vários responsáveis iranianos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 260.000 mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios, segundo um balanço da agência France Presse.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu