>
Mundo

Número diário de mortes sobe para 244 em Espanha

Foto EPA/JUAN GONZALEZ
Foto EPA/JUAN GONZALEZ

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 244 mortes devido à pandemia de covid-19, uma subida que ocorre depois de três dias consecutivos de números abaixo das 200, havendo até agora um total de 25.857 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 685 novos casos positivos, um número que mantém a tendência de redução dos últimos dias, elevando para 220.325 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

Os dados diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, foram hospitalizados 857 doentes, num total de 120.466 de pessoas que precisaram de ser internadas.

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, anunciou hoje que o Governo espanhol vai declarar luto oficial, em homenagem às vítimas mortais da pandemia, quando a maior parte do país estiver na segunda fase do desmantelamento das medidas de contenção da covid-19, que deverá começar na segunda-feira 11 de maio.

O executivo também irá organizar uma homenagem pública às vítimas, quando o desconfinamento terminar, provavelmente em finais de junho ou inícios do mês seguinte.

O parlamento deverá hoje autorizar a quarta prorrogação do estado de emergência solicitada pelo Governo, que, apesar da abstenção anunciada pelo maior partido da oposição, o Partido Popular (direita), parece já ter conseguido reunir os apoios necessários para prolongar por mais duas semanas, de 10 a 23 de maio, o período de exceção em vigor desde 15 de março.

“Precisamos de mais algumas semanas de restrições, para garantir a saúde. Levantar agora o estado de emergência seria um erro tremendo”, disse Pedro Sánchez esta manhã, durante o debate que antecede a votação, que terá lugar da parte da tarde.

A Espanha iniciou na segunda-feira a primeira fase de alívio das medidas em vigor de luta contra a covid-19, com a abertura parcial do pequeno comércio, como barbearias, cabeleireiros e restaurantes que passam a vender comida para levar.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (548 óbitos), depois da Bélgica (720) e antes da Itália (485), Reino Unido (433) e França (391), numa lista em que os Estados Unidos têm 218 e Portugal 105.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas tomadas.

Fechar Menu