>
Mundo

União Europeia está a discutir critérios para levantar barreiras nas fronteiras internas

Os critérios que vão levar ao levantamento de barreiras nas fronteiras internas na União Europeia para lutar contra a covid-19 estão actualmente a ser discutidos em Bruxelas, disse hoje à Lusa fonte diplomática espanhola.

“O levantamento dos controles dependerá do critério de aproximação epidemiológica entre regiões vizinhas”, disse a fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha, acrescentando que “os critérios para decretar o levantamento das fronteiras internas da União estão a ser discutidos em Bruxelas actualmente”.

As barreiras levantadas à livre circulação entre os estados-membros, que incluem as fronteiras entre Portugal e Espanha, têm sido sucessivamente prolongadas.

Em Portugal essas barreiras estão em vigor até 14 de Maio e em Espanha até 10 de Maio, sendo expectável a sua prorrogação com a aprovação esperada hoje pelo parlamento espanhol da extensão do estado de emergência por mais duas semanas, até 23 de Maio.

O ministro português da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou na segunda-feira durante uma audição em comissão parlamentar que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha irão continuar encerradas mesmo depois de 14 de Maio.

Na Europa, Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, com cerca de 553 mortes por cada milhão de habitantes, enquanto Portugal um dos mais poupados pela pandemia com apenas 107 óbitos por milhão de habitantes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infectou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Fechar Menu