>
Mundo

Bélgica abre lojas 2.ª feira e permite visitas em casa a partir de domingo

A Bélgica avança na segunda-feira com um plano de desconfinamento, ditado para controlar a covid-19, com abertura das lojas não essenciais, mas com regras estritas, e o teletrabalho a manter-se a norma, anunciou hoje a primeira-ministra, Sophie Wilmès.

“Faça as compras sozinho”, recomendou Sophie Wilmès, na conferência de imprensa em que apresentou as decisões saídas da reunião do Conselho Nacional de segurança.

Só será permitida a permanência de um cliente por cada 10 metros quadrados e por um período máximo de 30 minutos, respeitando-se sempre o distanciamento de segurança, sendo recomendável o uso de uma máscara que proteja nariz e boca.

Os mercados de rua também são autorizados a reabrir.

O governo federal belga decidiu ainda alargar o contacto social e, a partir de domingo - data em que se celebra o Dia da Mãe no país -, passa a poder receber-se um máximo de quatro visitas em casa - sempre as mesmas - de preferência no jardim, caso exista, apelando as autoridades ao bom senso e sentido de responsabilidade dos cidadãos.

As deslocações devem ser feitas em transporte privado, libertando os transportes públicos para os que não têm alternativa e sempre de máscara.

A primeira-ministra deixou, no entanto, o alerta para a possibilidade de se voltar atrás em qualquer das decisões, em caso de necessidade, sublinhando que “a saúde continua a ser a prioridade”.

As competições desportivas profissionais e amadoras estão proibidas até 31 de Julho

A pandemia de covid-19 já provocou 8.339 mortos na Bélgica, país com 11,5 milhões de habitantes, que regista 50.781 casos de contágio, segundo os dados mais recentes.

O país adoptou medidas estritas de confinamento, que começou a aliviar no dia 4, preparando-se para entrar, no dia 11, na segunda fase de alívio.

Fechar Menu