>
5 Sentidos

Petição apela a programa nacional de bolsas de criação artística

Uma petição ´online´ está a apelar à criação de bolsas de criação artística que “deverão chegar a toda a classe artística desprotegida e aos técnicos por ela contratados”, segundo o documento, que conta com cerca de 300 subscritores.

De acordo com o artista e investigador Rui Mourão, “um grupo informal de artistas e amantes das artes” decidiu criar esta proposta concreta dirigida ao Ministério da Cultura, tendo em conta a situação de crise nas artes criada pela pandemia de covid-19.

A petição reivindica ao Estado português “um amplo plano nacional de emergência para as artes, focando na necessidade de implementar bolsas de criação artística”.

O mesmo documento defende que “estas bolsas deverão chegar a toda a classe artística desprotegida e aos técnicos por ela contratados”.

“A arte criada com estes apoios deverá ser mostrada a toda a população num grande centro cultural ´online´ que se propõe que seja criado pelo Ministério da Cultura em ‘site’ próprio para esse fim”, sugere o grupo de artistas.

De acordo com os organizadores, as criações deverão ter como temática “Imaginar o Futuro”.

Os organizadores da petição argumentam que “é urgente uma solução para a grave situação dos artistas e dos técnicos da área, pois devido à atual pandemia perderam todos ou quase todos os rendimentos do seu trabalho. A sua sobrevivência imediata está seriamente posta em causa”.

A proposta serviria para garantir e promover o acesso da população à arte “numa altura em que todos os equipamentos culturais fecharam e se cancelaram todos os eventos culturais”. “É uma forma de o estado continuar a cumprir a sua obrigação constitucional na área, garantindo o direito fundamental à cultura inscrito na Constituição Portuguesa e aprofundando até a democratização do seu acesso”, sustentam.

Para os mentores da petição, esta iniciativa “permite investir no potencial transformador da arte lidar com o atual clima generalizado de medo e de crise, criando novas perceções alternativas”.

“É tempo [de a] sociedade confiar, investir e exigir aos seus artistas a possibilidade de imaginar novos e estimulantes futuros, quando mais precisamos deles”, consideram.

O trabalho a criar pelos beneficiários das bolsas serviria para “incentivar o surgimento de novas ideias para o futuro”.

A petição está disponível em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT98305.

Fechar Menu