>
Mundo

Líbano prolonga por um ano mandato de força da ONU ao longo da fronteira com Israel

O Governo do Líbano prorrogou hoje por mais um ano o mandato da missão de manutenção de paz da ONU ao longo da fronteira com Israel, indicou hoje o ministro da Informação libanês.

A extensão do mandato da missão da ONU, conhecida pelo acrónimo UNIFIL, surge numa altura em que Israel está a pedir “grandes alterações” à forma como a missão está a operar no sul do Líbano, como a exigência de acesso a todos os locais da região e liberdade de movimentos.

Por outro lado, exige que todas as ilegalidades ou bloqueios sejam reportados ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A decisão de prorrogar o mandato da UNIFIL surge também no meio de crescentes tensões ao longo da fronteira entre os dois países registadas nas últimas semanas.

Hoje de manhã, tropas israelitas abriram fogo sobre um pastor numa colina das fazendas Chebaa ocupadas por Israel. A agência noticiosa estatal libanesa reportou, entretanto, que o homem não ficou ferido.

Em meados deste mês, as tropas israelitas abriram fogo também e feriram um outro pastor numa zona próxima, argumentando que o homem tinha passado a fronteira.

Hoje, em conferência de imprensa, o ministro da Informação libanês, Manal Abdul-Samad, disse que o Governo concordou em estender o mandato da UNIFIL até 31 de agosto de 2021.

O anúncio acontece também dois dias depois de o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab ter visitado o “quartel-general” da UNIFIL, onde considerou uma “necessidade” a presença da missão face à volatilidade existente na região.

A UNIFIL está destacada no sul do Líbano desde a invasão israelita de 1978.

Fechar Menu