>
Madeira Patrocinado

Covid-19: Remoção (limpeza) do vírus vs. eliminação (desinfeção) do vírus

A empresa Seta Verde Higiene, Lda. preparou planos de higiene para vários tipos de negócio.

Ver Galeria

As medidas de prevenção de infeções são muito fáceis, mas precisam de ser ensinadas corretamente. Com a formação certa, por especialistas autênticos e com as ferramentas especificas.

A epidemia de informação

A aplicação das técnicas corretas de limpeza são essenciais na luta diária contra o coronavírus.

Limpar e desinfetar superfícies de toque frequente de um modo regular, é uma precaução importante para reduzir o risco de infeção.

É igualmente importante, seguir as instruções do produto de limpeza e do desinfetante para um uso seguro e eficaz, incluindo as precauções que devemos ter ao aplicar o produto, como usarmos luvas e garantirmos uma boa ventilação.

A limpeza e higienização de superfícies e de objetos são medidas de proteção importantes para a interrupção da transmissão do SARS-CoV-2.

Superfícies e objetos frequentemente tocados ou de utilização comum podem ser: mesas, bancadas, interruptores de luz, maçanetas das portas, puxadores de armário, corrimão de escadas, torneiras de lavatórios e botões de elevador, e ainda os monitores, teclados de computador, tablets e telemóveis, entre tantos outros.

A evidência de que a as infeções por SARS-Cov-2 ocorrem através das superfícies e objetos contaminados é crescente. O conhecimento atual sugere que o vírus pode permanecer viável desde algumas horas até 9 dias em superfícies de diferentes materiais, tais como, metal, plástico e vidros. Desta maneira, a limpeza de superfícies e objetos e, posteriormente, da sua desinfeção, é uma medida que assume uma especial importância na prevenção da transmissão do COVID-19 e de outras doenças respiratórias de origem viral em residências e ambientes comunitários.

Limpeza de superfícies

-Limpe as superfícies com detergente e água, antes de desinfetar. Esfregue sem esquecer cantos, curvas e ranhuras.

-Para desinfetar, use soluções diluídas de produtos com poder biocida. Siga sempre as instruções do fabricante para aplicar o produto da maneira correta e garantir uma ventilação adequada. A solução só será eficaz quando diluída na proporção correta.

-Na casa de banho, use um detergente com desinfetante na composição (lixívia, peróxido de hidrogénio ou cloreto de benzalcónio, por exemplo). Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos, passando depois ao mobiliário, banheira ou duche, bidé e sanita. O chão é o último a receber o tratamento de choque, mas não pode ser esquecido. Deixe secar ao ar e ventile o espaço.

-Na cozinha, comece por lavar a loiça à mão ou na máquina, usando água quente e detergente. Recomendamos limpar com água e detergente e desinfetar depois as portas dos armários e puxadores, bancadas, portas e puxadores do frigorífico e das máquinas de lavar, fogão e respetivos comandos, lava-loiça, torneira e ralo. Deixe secar ao ar e abra as janelas para ventilar o espaço.

-Para mobiliário e equipamentos, use uma solução de água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Pulverize num pano macio e sem pelos e seque de imediato. -Evite partilhar a utilização de telemóveis, auscultadores ou teclados com outras pessoas. Se não for possível, desinfete-os antes e depois de cada utilização. Agora mais do que nunca, o uso de uma capa lavável ou de uma simples película de plástico é uma excelente opção.

Produtos de limpeza que destroem o coronavírus

-Detergente e água:

A ação mecânica da lavagem com água e detergente quebra a capa protetora do coronavírus. Enxague com água limpa, seque com um pano limpo (dedique um para cada zona da casa) ou de preferência uma toalha de papel, que é deitada fora depois a sua utilização.

-Lixívia:

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma solução diluída de lixívia (1 medida de lixívia em 49 medidas de água) para desinfetar. Use luvas e NUNCA misture com outras substâncias, sobretudo amoníaco. Não deite lixívia em cima de urina, pois as duas fazem reações químicas nocivas para o nosso organismo. Antes de aplicar, limpe a superfície com água e detergente. Seque a superfície, aplique esta solução e aguarde, no mínimo, 10 minutos antes de enxaguar e deixe secar ao ar, assegurando que ventila bem o espaço. Atenção: com o tempo, a lixívia pode corroer o metal. Não recomendável para torneiras de aço inoxidável.

-Álcool isopropílico ou isopropanol:

As soluções com pelo menos 70% de álcool são eficazes contra o coronavírus em superfícies rígidas. Primeiro, limpe a superfície com água e detergente e enxague. Depois use um toalhete humedecido em álcool (não diluído) e deixe-o atuar na superfície durante pelo menos 30 segundos para desinfetar. O álcool é seguro para todas as superfícies, mas pode fazer perder a cor nalguns plásticos. E como preparar uma solução diluída de álcool? Se usa álcool que indica 96% no rótulo, o mais frequente nas farmácias e supermercados, deve diluir em água numa proporção de 7 partes de álcool para 3 de água.

-Água oxigenada ou peróxido de hidrogénio:

Esta solução é eficaz no combate do rinovírus, o vírus que provoca a constipação, dentro de 6 a 8 minutos após exposição. O rinovírus é mais difícil de destruir do que o coronavírus. Despeje a água oxigenada não diluída num frasco de spray e pulverize a superfície a limpar. Deixe repousar durante pelo menos um minuto. Esta solução não é corrosiva. Pode usar em superfícies metálicas. É o ideal para entrar em ranhuras de difícil acesso. Pode espalhar sobre a área e não precisa de limpar. Decompõe-se em oxigénio e água.

Auxiliamos na reabertura dos seus instalações com recomendações e planos de higienização.

A PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL!

A Seta Verde - Higiene, Lda. possui uma oferta variada de produtos de limpeza concentrados e profissionais, da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.

Continuamos a trabalhar por si e em prol da saúde pública.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda para conhecer melhor os nossos produtos e serviços.

Fechar Menu