>
País

Ana Gomes vai reflectir sobre candidatura à Presidência da República

Foto Leonardo Negrão/Global Imagens
Foto Leonardo Negrão/Global Imagens

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes afirmou hoje que vai refletir sobre as presidenciais, embora não ambicionasse ser candidata, por considerar que “mudou muita coisa” com o primeiro-ministro a antecipar um segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ana Gomes falava na SIC-Notícias a propósito das declarações do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, na Volkswagen Autoeuropa, na quarta-feira, manifestando a expectativa de regressar àquela fábrica com o atual Presidente da República, já num segundo mandato, dando como certa a sua recandidatura e reeleição.

No entender de Ana Gomes, “esse episódio é absolutamente lamentável e é deprimente mesmo” e “perigoso para a democracia”, devendo provocar “uma reflexão” da sua parte e de todos os democratas, porque “de facto mudou muita coisa”,

Questionada se admite mudar de ideias e candidatar-se a Presidente da República nas eleições de 2021, a ex-eurodeputada respondeu: “Admito refletir, é isso que vou fazer”.

Interrogada sobre quanto tempo levará essa reflexão, retorquiu: “Não é só minha. Estamos a oito meses das eleições, ainda muita água vai correr debaixo das pontes”.

Enquanto militante socialista, Ana Gomes criticou António Costa por ter assumido uma posição sobre as presidenciais quando “não estava na qualidade sequer de dirigente partidário, mas na qualidade de primeiro-ministro” e observou que “a democracia não está suspensa”, mas “parece que alguns pensam que está suspensa no PS”.

Em seguida, criticou também o presidente do PS, Carlos César, pelas suas declarações ao jornal Público, em que remeteu o congresso previsto para este ano para depois das eleições presidenciais, acusando-o de falar com “uma leviandade paternalista insuportável”.

Fechar Menu