>
Mundo

Grécia decide antecipar reabertura de cafés, restaurantes e grandes superfícies

Foto EPA
Foto EPA

A Grécia decidiu antecipar a reabertura de restaurantes, cafés e grandes superfícies comerciais devido à evolução favorável da curva de infecção da covid-19 no país.

As grandes superfícies abrirão na próxima segunda-feira e não em 1 de Junho, conforme havia sido planeado originalmente. Já os serviços de restauração retomarão as suas actividades em 25 de Maio, uma semana antes do previsto.

Estas medidas serão implementadas desde e sempre que os dados epidemiológicos da pandemia continuem favoráveis.

“A experiência até ao momento mostra que, onde a abertura da actividade económica e social foi realizada de maneira organizada e de acordo com os regulamentos de saúde, os resultados foram positivos”, afirmou o Governo num comunicado, referindo ainda que por este motivo, foi solicitado um adiantamento na reabertura ao comité de saúde.

Com pouco mais de 2.800 casos relatados e 162 mortes numa população de 11 milhões, a Grécia até agora resistiu à crise relativamente bem, o que o Governo atribui à sua gestão proactiva.

Em 11 de Março, com 99 casos registados e nenhuma morte, escolas e universidades foram fechadas e, dois dias depois, após a primeira morte, seguiram-se restaurantes, bares, museus, sítios arqueológicos e todos os centros culturais e desportivos.

Há 12 dias, os primeiros comércios foram reabertos e, desde segunda-feira todas as lojas, com excepção das grandes superfícies, estão em operação.

Neste fim de semana, as praias também foram reabertas sob uma série de medidas de distanciamento e higiene.

Com os dados positivos até agora expostos, o Governo espera salvar grande parte da temporada turística e apresentar-se como um destino seguro.

Na próxima semana, o executivo do conservador Kyriakos Mitsotakis apresentará um plano global para o turismo que será baseado em quatro pilares: protocolos de saúde, transporte, relações de trabalho no sector e apoio financeiro a empresas de turismo.

Mitsotakis disse esta semana que espera que a partir de 1 de Julho a Grécia esteja em condições de receber turistas “sob um protocolo de condições favoráveis tanto para quem deseja viajar quanto para a indústria do sector”.

Fechar Menu