>
Mundo

Quase 32 mil profissionais de saúde brasileiros infectados

Foto FLORIAN PLAUCHEUR / AFP
Foto FLORIAN PLAUCHEUR / AFP

Quase 32 mil profissionais de saúde brasileiros foram infetados desde o início da pandemia, num momento em que o país ainda não atingiu o pico da covid-19, informou o Ministério da Saúde na quinta-feira.

As autoridades de saúde brasileiras informaram que 199.768 trabalhadores do sistema público de saúde apresentaram sintomas. Destes, foi confirmado o diagnóstico da doença a 31.790, tendo sido descartada essa possibilidade a outros 53.677.

Cerca de 114.300 trabalhadores ainda são considerados casos suspeitos.

O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, afirmou, em conferência de imprensa em Brasília que, independentemente de se tratar ou não de um contágio confirmado, todos os profissionais de saúde que apresentarem algum sintoma da covid-19 devem receber baixa médica para “impedir a transmissão no ambiente hospitalar”.

Macário afirmou ainda que a pandemia continua em uma fase “crescente” no país, com um aumento sustentado no número de mortes e pessoas infetadas, devido ao aumento da realização de testes e à alta transmissão do vírus em “várias cidades”.

“Não há perspetiva de estabilização ou de diminuição”, avaliou o secretário.

O Brasil registou 844 mortos e 13.944 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número diário de novos casos desde o início da pandemia, informou na quinta-feira o Ministério da Saúde.

No total, o país sul-americano já ultrapassou os 200 mil casos confirmados da doença (202.918) e totaliza 13.993 óbitos.

Os números, no entanto, podem ser muito maiores devido à alta subnotificação e ao atraso na realização dos testes, de acordo com vários estudos realizados por cientistas brasileiros, que estimam que o número de contágios seja superior a um milhão.

Segundo o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação, o Brasil testou 3.459 pessoas por cada milhão de habitantes (o país tem 210 milhões de habitantes).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse (AFP), a pandemia de covid-19 já provocou mais de 300 mil mortos e infetou quase 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu