>
Mundo

Liberdade condicional de padre pedófilo australiano adiada em dois anos

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Um padre australiano já condenado por pedofilia soube hoje que só poderá pedir liberdade condicional dois anos após o previsto, após ter admitido mais quatro crimes contra outras crianças na década de 1970.

A justiça tem conhecimento de que o padre Gerald Ridsdale abusou sexualmente de pelo menos 69 crianças e está preso desde 1994, depois de ter sido condenado a 34 anos.

Ridsdale já era elegível para a liberdade condicional em 2022.

No entanto, o juiz Gerard Mullaly, do tribunal do condado de Victorian, determinou hoje que o pedido de liberdade condicional só será permitido em 2024, quando o padre terá 90 anos.

“Você sabia que o que estava a fazer era profundamente errado e prejudicial, mas continuava a fazê-lo repetidamente”, disse Mullaly.

“Parece que não conhecia limites ou não tinha qualquer senso de restrição”, declarou o juiz.

Os últimos crimes de Ridsdale envolveram dois irmãos que foram vítimas de abusos por parte do padre enquanto faziam uma caça ao coelho.

“Confiámos as nossas crianças inocentes e lindas a esse bastardo sem questionar se deveríamos estar mais vigilantes”, disseram os pais dos irmãos.

O casal de idosos descreveu Ridsdale como um “padre pedófilo imundo, conivente e fingido”.

Ridsdale admitiu o abuso, mas o seu advogado, Tim Marsh, havia argumentado anteriormente que o seu cliente não deveria passar mais tempo na prisão.

Marsh sugeriu que uma sentença apropriada seria aquela que não interferisse na data de libertação e que se Ridsdale tivesse sido condenado por todos os seus crimes de uma só vez, o seu tempo de prisão não excederia a sentença anterior.

No entanto, o juiz Gerard Mullaly discordou e mudou a data para o pedido de liberdade condicional.

Uma investigação do Governo da Austrália, divulgada este mês, concluiu que o cardeal australiano George Pell sabia que Ridsdale havia abusado sexualmente de crianças anos antes da prisão do padre.

O Governo australiano decidiu divulgar o relatório completo depois de o Supremo Tribunal anular no mês passado as condenações contra Pell, acusado de abusar dois meninos do coro numa catedral de Melbourne no final dos anos 90, quando era arcebispo. O clérigo, de 78 anos, passou 13 meses na prisão antes de ser libertado no mês passado.

Fechar Menu