>
Madeira

Machico aprova voto de pesar pela morte do fotojornalista Manuel Nicolau

A Câmara Municipal de Machico aprovou, na reunião ordinária desta quinta-feira, dia 14 de Maio, um voto de pesar pelo falecimento do “filho da terra”, o repórter fotográfico, Manuel Nicolau, que faleceu ontem, aos 77 anos de idade.

“Nascido a 15 de Março de 1943 em Machico, Manuel Raimundo Fernandes Nicolau, foi uma figura ímpar do fotojornalismo regional e nacional, estando o seu nome para sempre associado ao Diário de Notícias da Madeira. O conterrâneo deixa o monumento de uma vida incansável, dedicada à arte, à música e à literatura, para além das inúmeras exposições que realizou por toda a ilha.

Na construção do tecido social madeirense e, particularmente, na área da intervenção pública, assumiu-se sempre como um defensor dos valores democráticos e dos ideais de Abril.

Há-de ficar sempre na História de Machico por ter sido o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Machico após a Revolução dos Cravos”, pode ler-se na nota remitida à imprensa, que salienta ainda o espólio fotográfico do repórter “fruto de décadas de trabalho, que condensa toda a historiografia madeirense”.

“O antigo fotojornalista faleceu a 13 de Maio de 2020 mas será sempre uma referência icónica de Machico pelo valoroso contributo na defesa da memória colectiva da sua terra e das suas gentes”, sublinha a autarquia, endereçando ainda “a todos os seus familiares e amigo sinceras condolências”.

Fechar Menu