>
País

Açores com um novo caso e cinco recuperações nas últimas 24 horas

Foto Lusa
Foto Lusa

Os Açores registam hoje um novo caso de covid-19, em São Miguel, e cinco recuperados, incluindo uma mulher de 91 anos e um homem de 93, ambos do lar de idosos do Nordeste.

Segundo adianta a Autoridade de Saúde Regional, em comunicado, foi hoje identificado em São Miguel um novo caso de covid-19 num homem de 35 anos, “com história de viagem ao exterior da região”.

As 267 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região mostram ainda cinco recuperações nas últimas 24 horas -- quatro mulheres com idades compreendidas entre 35 e 91 anos, três residentes em São Miguel e uma na Terceira, e um homem de 93 anos, residente em São Miguel.

Os dois pacientes recuperados de 91 e 93 anos são utentes do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste, estrutura onde foram infetados 38 utentes e 12 funcionários.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 145 casos, verificando-se 83 recuperados, 15 mortes e 47 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 39 em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.

Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 279 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, vários países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Fechar Menu