>
País

Estudantes do Instituto Superior Técnico lançam jogo COVIDA

O clube de estudantes do Instituto Superior Técnico - GameDev Técnico - acaba de lançar o jogo COVIDA que pretende sensibilizar a população em geral para o cumprimento das boas práticas de combate ao vírus pandémico focando a dinâmica de jogo no distanciamento e consciência social.

No jogo, o jogador é colocado com outros num mundo onde tem que sobreviver durante cinco minutos, evitando contrair ou expor outros jogadores ao vírus.

Diogo Rato, membro da equipa que criou o jogo, explica que um dos aspectos curiosos deste jogo é que o COVIDA foi desenvolvido inteiramente por estudantes isolados nas suas respectivas casas. “O nosso objectivo é que as pessoas apliquem na vida real o que aprenderem neste ambiente interactivo e tão desafiante como a quarentena que nos tem sido imposta”, refere o estudante.

Em traços gerais, o jogo decorre num mundo virtual semelhante ao nosso: cada jogador controla uma pessoa que começa em casa, isolada, e que deve satisfazer um conjunto de necessidades básicas, nomeadamente a sua energia e bem-estar mental. Para se manter saudável e bem alimentado, o jogador terá de gerir os respectivos indicadores tomando certas decisões que incorrem risco de contracção do vírus, como sair de casa para ir ao supermercado comprar bens essenciais ou socializar com outros jogadores.

Esse risco pode ser reduzido através de acções como levar bens essenciais a outros jogadores e evitar sobrelotar o hospital; ou aumentado, caso o jogador não cumpra um certo distanciamento social dos outros jogadores quando sai de casa.

Do mesmo modo, se o jogador se aproximar demasiado de outros jogadores, corre o risco de os contagiar. Perante este risco, o jogador pode deslocar-se ao hospital para realizar um teste, onde poderá recuperar se estiver infectado.

Mais do que agir unicamente em prol da sua sobrevivência, o jogador deve exibir comportamentos pro-sociais em prol da sobrevivência de todos. “Se no COVIDA são estes os comportamentos que nos ajudam a ganhar o jogo, na vida real são os mesmos que nos ajudarão a conter os efeitos da pandemia e a salvar vidas.”, reforça Diogo Rato.

O Game Dev Técnico formou-se no início deste ano com o objectivo de desenvolver jogos em regime extracurricular e o COVIDA é já o segundo projecto que realizam juntos e que prometem continuar a iterar em função dos desenvolvimentos da pandemia nos próximos meses.

O COVIDA já está disponível para jogar em www.covida.pt

Fechar Menu