>
País

APAV abre Centro Temporário de Acolhimento de Emergência para mulheres vítimas de violência doméstica

None

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugura hoje um Centro Temporário de Acolhimento de Emergência para mulheres vítimas de violência doméstica. O centro surge na sequência do repto e financiamento da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade (SECI) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas e outros parceiros, nomeadamente da Junta de Freguesia de Arroios, Banco de Portugal, Autocambota, ALTICE e Ministério da Cultura.

Este novo Centro apresenta, nesta fase, capacidade para 35 pessoas (mulheres acompanhadas ou não de filhos até aos 18 anos) que sejam vítimas de violência doméstica. O Centro Temporário de Acolhimento de Emergência é um equipamento provisório que deverá funcionar nos próximos três meses, sendo extensível por mais três, dependendo da evolução sanitária do país.

Resultado de uma colaboração com o Ministério da Saúde, o equipamento possui um Posto de Rastreio de COVID-19, que dispõe de quartos de espera e de confinamento para as mulheres que entram no Centro caso se revele necessário.

“Neste momento extraordinário, em que são muitas as questões relacionadas com o confinamento social e a necessária quarentena devida à COVID-19, sabe-se, sobretudo através de relatos vindos de países que já aplicaram as mesmas medidas, que tem existido um eventual aumento de situações relacionadas com a violência doméstica”, refere a APAV.

Recorde-se que a APAV é uma instituição de apoio às vítimas de crime, nomeadamente mulheres vítimas de violência conjugal. Para além das provas dadas nesta área, tem ainda experiência de gestão e dinamização de Casas de Abrigo e Vagas de Emergência.

Fechar Menu