>
Madeira

Comércio, cabeleireiros, serviços e centros comerciais abrem na segunda-feira com regras apertadas

Ver Galeria

O Governo Regional vai anunciar, hoje, a abertura, a partir de segunda-feira, da maioria das actividades económicas. Na prática, ficam de fora a restauração e similares, ginásios e todos os estabelecimentos que não conseguirem aplicar as medidas rigorosas de redução de clientes, distanciamentos e higiene.

Segundo foi possível saber, vão vigorar regras que, de um modo geral, reduzem a capacidade dos estabelecimentos para um terço e passa ser obrigatório o uso de máscara comunitária para todos os clientes.

Miguel Albuquerque marcou uma conferência de imprensa para as 13h00 e deverá anunciar a abertura regulada do comércio geral, incluindo cabeleireiros e similares, serviços e centros comerciais.

A equipa do Governo Regional que está a coordenar o processo de reabertura reuniu-se, esta semana, com as direcções dos três maiores centros comerciais - Forum Madeira, La Vie e Madeira Shopping - e ficaram definidas as regras de funcionamento. Os centros comerciais vão ter entradas e saídas separadas, será obrigatório o uso de máscara comunitária, a circulação terá regras, respeitando o máximo de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados. A entrada nas lojas será igual à do comércio de rua, com redução do atendimento e capacidade para um terço. Os estacionamentos também serão reduzidos a um terço.

Toda a circulação nos centros comerciais terá de ser monitorizada pela segurança e garantidos os distanciamentos entre as pessoas.

Nos cabeleireiros será adoptado um modelo de funcionamento que já tinha sido defendido pela associação nacional do sector. A capacidade será reduzida para um terço - um salão com nove cadeiras só poderá ter três a funcionar -, será obrigatório o uso de máscara ou viseira e protecção de mãos e braços.

Nos serviços, as regras serão idênticas, com um controlo de entradas semelhante ao que já está a ser adoptado pelos bancos.

O objectivo do Governo Regional é tentar relançar a actividade económica, mas lembrando, sempre, que esta abertura é feita ao abrigo das medidas de contenção e que continua a ser necessário reduzir as saídas de casa apenas para o essencial.

Estas medidas de reabertura das actividades económicas entram em vigor segunda-feira. O estado de emergência nacional termina no sábado e, hoje, o primeiro-ministro, António Costa, também deverá anunciar quais os sectores que podem abrir.

Com o fim do estado de emergência, as Regiões Autónomas voltam a ter capacidade para adoptar planos próprios de contingência.

Fechar Menu