>
Mundo

Taxa de inflação recua para 0,4% na zona euro em Abril

Foto Thomas SAMSON / AFP
Foto Thomas SAMSON / AFP

A taxa de inflação na zona euro recuou, em abril, para os 0,4%, face à de 1,7% homóloga e à de 0,7% de março, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, em abril, mês marcado pelas medidas de confinamento devido à covid-19 em todos os países da União Europeia, o setor da alimentação, álcool e tabaco foi aquele em que os preços mais subiram (3,6%, face aos 2,4% de março).

Para o setor dos serviços, a taxa de inflação estimada em abril é de 1,2% (1,3% em março), e de 0,3% para o dos bens industriais não energéticos (0,5% em março).

Os preços da energia terão caído, por seu lado, 9,6% (-4,5% em março).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou cerca de 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Fechar Menu