>
País

Alerta redobrado com fim do estado de emergência, salienta Governo

Foto João Relvas/Lusa
Foto João Relvas/Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, alertou hoje para a necessidade de a população estar mais alerta com o início do desconfinamento, e salientou que as máscaras não anulam a possibilidade de infeção.

“O levantamento do estado de emergência obriga-nos a estar ainda mais alerta”, disse na habitual conferência de imprensa para dar conta da evolução da pandemia covid-19 em Portugal.

Na luta contra a doença, disse o governante, o mês de maio “é determinante”. “Com o desconfinamento progressivo temos responsabilidades acrescidas de seguir ainda de forma mais premente as orientações da Direção-Geral da Saúde”, alertou.

Depois, acrescentou, “é importante que as pessoas tenham em linha de conta que as máscaras não as protegem se não forem usadas corretamente e se não forem seguidas as regras de higienização das mãos, que não deixam de vigorar com o fim do estado de emergência”.

António Lacerda Sales disse que já foram emitidos 202 certificados para permitir a produção nacional de máscaras de proteção, 71 dos quais para produção de mascaras comunitárias, 46 destas reutilizáveis.

Até agora há 60 empresas certificadas para produzir máscaras.

O novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, já provocou em Portugal 989 mortes de 25.045 pessoas infetadas, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Fechar Menu