>
Madeira

Educação entrega equipamentos de leitura e escrita inclusiva

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Esta quinta-feira, dia 30 de Abril, a Direcção Regional de Educação (DRE), através da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas (DAAT), irá proceder à entrega de equipamento informático considerado Tecnologias de Acessibilidade (computadores portáteis, tablets e soluções PT: linha Braille portátil, software para a área neuromotora, cognitiva e fala, e software para a área da baixa visão).

Serão também entregues (kits de livros e actividades em formatos acessíveis (braille, áudio, digital, Língua Gestual Portuguesa, leitura fácil, símbolos pictográficos e negro ampliado).

A iniciativa resulta de um protocolo estabelecido entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Altice, celebrado no âmbito do projecto ‘Todos Podem Ler’, que tem como finalidade promover a leitura e a escrita inclusiva nas bibliotecas escolares, criando e divulgando livros e actividades em formatos acessíveis.

Neste sentido, a DRE tem vindo a dinamizar diversas actividades nos estabelecimentos de ensino da Região, com o objectivo de estimular a leitura junto dos alunos e promover, também, a leitura inclusiva através da utilização de tecnologias de apoio e conteúdos adaptados às suas necessidades.

A entrega decorrerá, pelas 11h30, na Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas, nos Ilhéus.

O Projecto ‘Todos Podem Ler’ foi criado em 2010 e conta com o apoio da Fundação Altice desde 2015, quando iniciou a fase de disseminação do projecto às bibliotecas escolares.

A disponibilização de tecnologias de apoio à leitura e à escrita nas bibliotecas escolares, designadamente tablets, computadores, periféricos alternativos e software facilitador da inclusão e acessibilidade, tem vindo a realizar-se de forma faseada, num processo de cinco etapas, quatro delas já concluídas.

Dos 20 estabelecimentos de ensino que inicialmente manifestaram interesse em integrar o projecto, foram até à data contemplados 16: EB1/PE da Ribeira Brava, EB1/PE do Lombo do Guiné, EB1/PE Visconde Cacongo e EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, na primeira etapa, em 2015; EB1/PE do Garachico, EB1/PE de Santa Cruz, EB1/PE da Ajuda e EB1/PE da Calheta, na segunda etapa, em 2016; EB1/PE do Covão, EB1/PE do Galeão, EB1/PE do Livramento e EB1/PE do Boliqueime, na terceira etapa, em 2018 e, finalmente, em 2019, EB1/PE do Lombo Segundo, EB1/PE/C de São Vicente, EB1/PE da Lourencinha e EB123/PE Bartolomeu Perestrelo.

A 5.ª etapa, que será então cumprida amanhã e contemplará: a EB1/PE do Estreito da Calheta, a EBS/PE/C do Porto Moniz, a EB1/PE de São Gonçalo e a EB1/PE do Arieiro e Lombada – Funchal, que receberão equipamento informático considerado Tecnologias de Acessibilidade e um kit de livros e conteúdos em formatos acessíveis, criado pela DAAT.

Face à actual situação de estado de emergência e às medidas de distanciamento social, esta entrega contará apenas com a presença da chefe de divisão da DAAT, Graça Faria, que procederá à entrega, e de um representante de cada uma das quatro escolas contempladas.

De referir que a Fundação Altice apoia igualmente outros projectos e actividades desenvolvidas pela DRE. Desde 2012, funciona na DAAT um núcleo da Fundação Altice, na área da ‘Acessibilidade e Comunicação’, que apoia projectos e iniciativas na área da Educação, nomeadamente através de programas destinados à inclusão escolar de alunos com diferentes tipos de necessidades.

Para o efeito, a Fundação Altice disponibiliza software adaptado e equipamentos considerados ajudas técnicas/ produtos de apoio para estes alunos.

Também no âmbito dos protocolos com a Fundação Altice, a equipa da DAAT colabora na avaliação e desenvolvimento dos equipamentos e serviços disponibilizados por esta instituição.

Fechar Menu