>
Desporto

Liga alemã cada vez mais perto de ser retomada após apoio do Governo

Foto EPA
Foto EPA

O regresso da liga alemã de futebol em maio parece cada vez mais próximo, depois de o projeto de retoma ter recebido o apoio do Ministério do Trabalho, que o considerou “aceitável em termos de saúde e segurança no trabalho”.

“A segurança dos jogadores, treinadores e todos os envolvidos na organização dos jogos pode ser amplamente garantida se o conceito for totalmente implementado”, disse o secretário de Estado do Ministério do Trabalho, Björn Böhning, ao grupo de ‘media’ RDN.

A Liga Alemã (DFL) desenvolveu planos detalhados para a retoma em 09 de maio da Bundesliga, suspensa desde meados de março devido à pandemia de covid-19, prevendo jogos à porta fechada, testes regulares aos jogadores e medidas rigorosas de higiene e de distanciamento.

O plano da DFL é “criterioso, reduz riscos e, como tal, é aceitável em termos de saúde e segurança”, acrescentou Böhning, cujo apoio surgiu depois da aprovação do projeto pelo Ministro do Desporto e pelos 16 estados da Alemanha.

No entanto, a decisão final caberá à chefe de Governo, a Chanceler Angela Merkel, que se deverá reunir na quinta-feira por videoconferência com as autoridades dos diversos estados regionais.

Com a ameaça de falência que paira sobre vários emblemas da Bundeliga, o dono do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, alertou na terça-feira, em declarações à emissora pública ZDF, que os clubes alemães estão “prestes a perder 750 milhões de euros” se a época 2019/20 não terminar.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 218 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

Fechar Menu