>
Mundo

Aplicação australiana para rastreio descarregada um milhão de vezes em cinco horas

Uma aplicação de smartphone desenvolvida pelo Governo australiano para facilitar o rastreio de contactos da covid-19 foi descarregada 1,3 milhões de vezes nas primeiras cinco horas do seu lançamento, muito acima do previsto pelo executivo.

A aplicação “COVIDSafe” foi desenvolvida para acelerar o processo de informar pessoas que possam ter estado em contacto com casos positivos da covid-19, segundo o Governo australiano.

O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, disse que o uso da aplicação está já muito acima das expectativas do Governo, que antecipa que demoraria cinco dias até se atingir um milhão de descargas.

“Tivemos sorte porque conseguimos chegar a esse número em apenas cinco horas”, disse Hunt.

“Os australianos, como têm feito durante a progressão do vírus, estão a responder de forma magnifica”, explicou.

O Governo está ainda a corrigir alguns problemas de funcionalidade em alguns telemóveis, considerando que para que se torne um êxito a aplicação terá que ser usada por pelo menos 40% da população, ou cerca de 10 milhões de pessoas.

Recorrendo à tecnologia Bluetooth, a aplicação, que marca a geolocalização dos utilizadores, regista informação de quem se aproxime mais de 1,5 metros ou esteja mais de 15 minutos com alguém infetado.

No momento do registo a aplicação recolhe o nome, número de telemóvel, idade e código postal, gerando um código único que é usado depois para eventual contacto pelas autoridades de saúde.

A Austrália tem até ao momento um total de 6.719 casos registados com 5.584 já recuperados e 83 mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 204 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu