>
País

Portugal com quase 500 ideias num concurso de Bruxelas para combater surto

Foto EPA/ANDY RAIN
Foto EPA/ANDY RAIN

Portugal é o sexto país da União Europeia (UE) com mais ideias apresentadas, quase 500, num concurso da Comissão Europeia sobre soluções inovadoras para combater a covid-19, em áreas como a saúde e a continuação dos negócios pós-pandemia.

De acordo com dados estatísticos hoje publicados pelo executivo comunitário, já foram apresentadas 12.410 candidaturas, das quais 489 feitas por empreendedores portugueses (individuais ou em equipa), que querem participar nesta competição ‘online’ de ideias e programação que decorre na sexta-feira e durante todo o fim de semana.

Nesta ‘hackathon’, que Bruxelas designou como #EUvsVirus, os países com mais candidaturas feitas, até ao momento, são Itália (1.468), Espanha (1.454), Alemanha (1.291), Roménia (815) e França (722).

Além dos Estados-membros da UE, esta competição também junta programadores de outros países, como Reino Unido, Turquia, Índia, Israel, Suíça, Estados Unidos e Albânia.

Em causa estão soluções nas áreas da saúde e vida quotidiana, coesão social e política, continuação dos negócios, teletrabalho e educação à distância e ainda finanças digitais, entre outras.

E entre as ideias já apresentadas estão, por exemplo, ações de investigação, modelos de negócio mais resilientes, ferramentas para o ensino à distância, formas de isolamento para grupos de risco, testes rápidos e baratos, mitigação das notícias falsas e da desinformação, produção de equipamentos de proteção (como ventiladores e respiradores) e ainda métodos para um teletrabalho eficiente, de acordo com as estatísticas disponibilizadas pelo executivo comunitário.

Já em comunicado, a Comissão Europeia nota que, nesta maratona de ideias e programação, serão analisados “problemas que necessitam de soluções a curto prazo”, no que toca à pandemia de covid-19, que serão depois disponibilizadas a hospitais, fundações, entre outras entidades, e podem implicar financiamento por parte de investidores ou de fundos comunitários.

O executivo comunitário realça que “está a investir centenas de milhões de euros em ações de investigação e inovação para desenvolver vacinas, novos tratamentos, testes de diagnóstico e sistemas médicos destinados a evitar a propagação do novo coronavírus”.

Citada pela nota de imprensa, a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, afirma que esta maratona de ideias é “um grande exemplo do espírito de cooperação europeu”.

“Agradeço a todos aqueles que já disponibilizaram o seu tempo livre, a sua energia sem limites e a sua experiência para tornar isto numa realidade. Amanhã é apenas o início, [já que] as soluções serão a verdadeira recompensa”, adianta a responsável.

Os vencedores serão anunciados na próxima quinta-feira, numa cerimónia realizada por ‘livestream’.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 593.500 doentes foram considerados curados.

Fechar Menu