>
Madeira

Portal Banca deverá estar disponível “no máximo” até sexta-feira

A garantia foi deixada pelo secretário regional da Economia uma conferência promovida pela Abreu Advogados. Rui Barreto revela que já há mais de mil processos instruídos no âmbito da Linha Invest RAM Covid-19; nenhum financiamento foi ainda contratualizado

Rui Barreto participou hoje num debate online sobre as medidas de apoio à economia regional da Madeira em tempo de covid-19.
Rui Barreto participou hoje num debate online sobre as medidas de apoio à economia regional da Madeira em tempo de covid-19.

O Portal Banca – plataforma destinada à submissão das candidaturas à linha de apoio às empresas, Invest RAM Covid-19, do Governo Regional – deverá estar disponível “no máximo” até sexta-feira (dia 24 de Abril).

A garantia foi deixada pelo secretário regional da Economia, Rui Barreto, na videoconferência promovida, esta quarta-feira (22 de Abril) pela Abreu Advogados, com o objectivo de debater as medidas de apoio à economia regional da Madeira em tempo de covid-19.

Com moderação e introdução a cargo dos advogados sócios da Abreu Advogados, Ricardo Vieira e José Miguel Tropa, o debate online contou ainda com os comentários de Jorge Veiga França, presidente da direcção da ACIF, e Vítor Calado, presidente da delegação regional do Santander.

Quando questionado sobre o número de beneficiários da linha de 100 milhões de euros destinada a ajudar as empresas madeirenses a manter empregos, Rui Barreto explicou que “nenhum financiamento foi ainda contratualizado”, uma vez “esta é uma linha de alguma complexidade”, que envolve diversas entidades (como o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, a própria Sociedade Portuguesa da Garantia Mútua e as empresas de garantia e as instituições financeiras que aderiram à mesma).

Neste momento, “as instituições de crédito estão a instruir os processos junto dos clientes”, ou seja, juntamente com as empresas, com as associações empresariais, com os técnicos certificados e com as instituições e a rede bancária estão a recolher toda a informação e toda a documentação para quando for disponilbilizada no Portal Banca da SPGM toda a contratualização e a submissão da documentação esse processo já estar feito e as empresas não estarem a recolher informação”, sustentou o governante.

O secretário regional da economia adiantou que neste momento “já há mais de mil processos instruídos”, embora admita que o número poderá até ser superior.

Tal significa, reforça Barreto, que “no momento em que o Portal Banca for disponibilizado, a partir desta semana, se possa já submeter esses pedidos de financiamento”. Com efeito, afirmou que “amanhã, ou no máximo na sexta-feira, esta plataforma esteja já disponível para submeter os respectivos pedidos de financiamento”.

O atraso na abertura da plataforma informática deve-se também ao facto do sistema ter ficado suspenso, na passada sexta-feira, devido a avultado número de pedidos de acesso à linha de crédito de 6,2 mil milhões de euros anunciada pelo Governo da República.

Situação esta que, segundo Rui Barreto, “está a ser debelada”.

O secretário com a pasta da Economia deixou ainda um apelo às instituições financeiras para que estas “não vão mais além” das garantias “absolutamente necessárias”, previstas “no protocolo e na ficha técnica”.

Rui Barreto espera que “toda esta operação seja feita o mais rapidamente possível”.

A linha Invest RAM Covid-19 vai estar operacional durante 5 anos e conta com um montante global de 100 milhões de euros. A taxa de juro é de 0%, totalmente bonificada pelo Governo Regional, e tem um período de carência de capital de 18 meses. Os empresários podem candidatar-se até 30 de Dezembro de 2020.

Fechar Menu